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dc.contributor.advisorSantos, Catarina de Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Darla Maciel-
dc.identifier.citationSILVA, Darla Maciel. O bloco inicial de alfabetização e seus desafios de avaliação. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) é a proposta pedagógica de organização do ensino fundamental de 9 anos para a alfabetização no Distrito Federal, implantada incialmente em 2005 pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). Esta pesquisa se propôs a apontar os principais desafios da avaliação no BIA, através da análise de trabalhos acadêmicos que tratam da avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização na perspectiva das diretrizes e de professores e alunos, a fim de manifestar os empasses que estão presentes no BIA. No primeiro momento deste trabalho foi-se realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o surgimento e implantação do BIA e de sua proposta avaliativa, se deleitando das concepções das autoras Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Edileuza Fernandes da Silva, além do documento de Diretrizes Pedagógicas Para Organização Escolar Do 2º Ciclo Para As Aprendizagens: Bia e 2º Bloco. No segundo momento desta pesquisa, foi delineado um estado do conhecimento a respeito dos desafios de avaliação no BIA, através da busca e seleção de artigos, teses, dissertações e monografias na plataforma do Google Acadêmico que resultou em um apontamento dos desafios encontrados ao longo dos anos. Portanto, esta pesquisa foi realizada com uma busca na base de dados do Google Acadêmico, utilizando como descritores as palavras “Avaliação” “Bloco Inicial de Alfabetização” com recorte de tempo de 2005-2022 que se justifica pelo período de implementação do BIA até os dias atuais, que resultou em diversos desafios que vão desde o ano de sua implantação até os dias atuais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBloco Inicial de Alfabetização (BIA)pt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização - diretrizes pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)pt_BR
dc.subject.keywordEducação - avaliaçãopt_BR
dc.titleO bloco inicial de alfabetização e seus desafios de avaliaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T14:30:23Z-
dc.date.available2023-09-29T14:30:23Z-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36205-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Initial Literacy Block (ILB), is the pedagogical proposal of organization of the 9-year elementary school for literacy, initially implemented in 2005 by the State Department of Education of the Federal District (SDEFD). This research aimed to point out the main challenges of evaluation in ILB, through the analysis of academic papers that deal with the evaluation in the Initial Literacy Block from the perspective of the guidelines and teachers and students, in order to manifest the empasses that are present in the ILB. At the first moment of t his work was bibliographic research on the emergence and implementation of the BIA and its evaluative proposal, dethinking the authors' conceptions Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Edileuza Fernandes da Silva, beyond the document Diretrizes Pedagógicas Para Organização Escolar Do 2º Ciclo Para As Aprendizagens: Bia e 2º Bloco. In the second moment of this research, a state of knowledge about the evaluation challenges in ILB was delineated, through the search and selection of articles, theses, dissertations and monographs on the Google Scholar platform which resulted in an appointment of the challenges encountered over the years. Therefore, this research was carried out performed with a search in the Google Scholar database, using as descriptors the words “Evaluation” “Initial Literacy Block” 2005-2022 that is justified by the implementation period of the ILB to the present day, which has resulted in several challenges ranging from the year of its implementation to the present day.pt_BR
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