Título: | Ensino por investigação : barrando as ondas eletromagnéticas |
Autor(es): | Cezar, Leilane Lara Moreira |
Orientador(es): | Andrade, Vanessa Carvalho de |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Ondas eletromagnéticas Ensino por investigação |
Data de apresentação: | 12-Nov-2021 |
Data de publicação: | 28-Set-2023 |
Referência: | CEZAR, Leilane Lara Moreira. Ensino por investigação: barrando as ondas eletromagnéticas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A Sequência de Ensino por Investigação aqui apresentada se trata do desenvolvimento de uma metodologia que visa abordar o ensino de ondas eletromagnéticas e a blindagem eletrostática, entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O ponto de partida corresponde à proposta de uma questão-problema que leve os alunos a refletir de que maneira podemos barrar uma onda eletromagnética. A sequência compreendeu as seguintes etapas: i) levantamento do conhecimento prévio dos alunos; ii) apresentação da questão-problema; iii) realização da prática experimental; iv) discussão acerca da pesquisa realizada pelos alunos e do relatório elaborado. Durante a realização dessas tarefas, o aluno pode compreender o tema proposto, identificar a problemática, refletir sobre as possíveis soluções e desenvolver habilidades voltadas para a construção do seu conhecimento. Além disso, ele exerceu o protagonismo em seu processo de aprendizagem, uma vez que o aluno, de forma ativa, tomou decisão, pesquisou, argumentou e debateu acerca do conteúdo trabalhado. Os conceitos sobre ondas eletromagnéticas, blindagem eletrostática e cálculos de comprimentos de ondas foram abordados de forma contextualizada, promovendo a melhoria da aprendizagem. |
Abstract: | The Teaching Science as Investigation here, it is about the development of a methodology that aims to approach the teaching of electromagnetic waves and electrostatic shielding, among students of the 9th year of Elementary School. The starting point for the proposal of a problem-question that leads students to reflect that we can stop an electromagnetic wave. The sequence comprised the following steps: i) survey of students' prior knowledge; ii) presentation of the problem-question; iii) carrying out the experimental practice; iv) discussion about the research carried out by the students and the report prepared. During the performance of these tasks, the student can understand the proposed topic, identify a problem, reflect on possible solutions and develop skills to build their knowledge. In addition, he played the leading role in his learning process, as the student actively took a shot, researched, argued and debated about the content worked on. The concepts of electromagnetic waves,
electrostatic shielding and wavelength calculations were shaped in a contextual way, promoting an improvement in learning. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.