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dc.contributor.advisorFelipe, Paulo Henrique de-
dc.contributor.authorSilva, Letícia de Araujo-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia de Araujo. Alfabetização e autismos: desafios e adequações curriculares. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo irá abordar, sob uma visão pedagógica, estudos e aspectos da relação da alfabetização com os autismos, através da exploração de referenciais bibliográficos e atividades práticas com um educando, com foco em concluir a importância das adequações didático-pedagógicas inclusivas nos espaços educacionais. As fontes utilizadas neste artigo, dar-se-ão de textos pesquisados como Magda Soares (1989, 2006, 2009 e 2020), Artur Morais (2005), Brian V. Street (2014), Roxane Rojo (2009), entre outros. Além das adequações curriculares discutidas, serão apresentadas problemáticas que giram em torno da aprendizagem na educação inclusiva. Também faço um levantamento bibliográfico a respeito do entendimento dos autores citados acerca dessa temática, e da perspectiva legal prevista nos documentos legislativos e seus impactos na educação especial, além de exemplificar e fundamentar tudo que foi dito a partir de atividades práticas com o educando, em questão. A metodologia do estudo será qualitativa com o objetivo de elucidar a importância de um olhar diferenciado, do professor(a), e mais atento para a educação especial, buscando capacitações específicas para docentes e soluções para vencermos os desafios presentes neste ramo, neste sentido a pesquisa concluí o presente artigo evidenciando a importância das adequações didático-pedagógicas no contexto da educação inclusiva.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordAutismo - educação especialpt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusiva - adaptações curricularespt_BR
dc.titleAlfabetização e autismos : desafios e adequações curricularespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T14:10:49Z-
dc.date.available2023-09-25T14:10:49Z-
dc.date.submitted2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36075-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article will address, from a pedagogical perspective, studies and aspects of the relationship between literacy and autism, through the exploration of bibliographical references and practical activities with a student, with a focus on concluding the importance of curricular adaptations in these educational spaces. The sources used in this article will come from researched texts such as Magda Soares, Artur Gomes, Brian V. Street, Roxane Rojo, among others. In addition to the curricular adaptations discussed, issues that revolve around learning in inclusive education will be presented. The look exposed in this work aims to bring the understanding of the authors about this theme, and the legal perspective foreseen in the legislative documents and their impacts on special education, in addition to exemplifying and substantiating everything that was said from practical activities with the student, in question. The methodology of the study will be qualitative with the aim of elucidating the importance of a differentiated look, of the teacher(a), and more attentive to special education, seeking specific training for teachers and solutions to overcome the challenges present in this branch, in this sense the research concluded this article highlighting the significance of didactic-pedagogical suitability in the context of inclusive education.pt_BR
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