Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Felipe, Paulo Henrique de | - |
dc.contributor.author | Silva, Letícia de Araujo | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Letícia de Araujo. Alfabetização e autismos: desafios e adequações curriculares. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo irá abordar, sob uma visão pedagógica, estudos e aspectos da
relação da alfabetização com os autismos, através da exploração de referenciais bibliográficos
e atividades práticas com um educando, com foco em concluir a importância das adequações
didático-pedagógicas inclusivas nos espaços educacionais. As fontes utilizadas neste artigo,
dar-se-ão de textos pesquisados como Magda Soares (1989, 2006, 2009 e 2020), Artur Morais
(2005), Brian V. Street (2014), Roxane Rojo (2009), entre outros. Além das adequações
curriculares discutidas, serão apresentadas problemáticas que giram em torno da aprendizagem
na educação inclusiva. Também faço um levantamento bibliográfico a respeito do entendimento
dos autores citados acerca dessa temática, e da perspectiva legal prevista nos documentos
legislativos e seus impactos na educação especial, além de exemplificar e fundamentar tudo que
foi dito a partir de atividades práticas com o educando, em questão. A metodologia do estudo
será qualitativa com o objetivo de elucidar a importância de um olhar diferenciado, do
professor(a), e mais atento para a educação especial, buscando capacitações específicas para
docentes e soluções para vencermos os desafios presentes neste ramo, neste sentido a pesquisa
concluí o presente artigo evidenciando a importância das adequações didático-pedagógicas no
contexto da educação inclusiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo - educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva - adaptações curriculares | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e autismos : desafios e adequações curriculares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T14:10:49Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25T14:10:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36075 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article will address, from a pedagogical perspective, studies and aspects of the
relationship between literacy and autism, through the exploration of bibliographical references
and practical activities with a student, with a focus on concluding the importance of curricular
adaptations in these educational spaces. The sources used in this article will come from
researched texts such as Magda Soares, Artur Gomes, Brian V. Street, Roxane Rojo, among
others. In addition to the curricular adaptations discussed, issues that revolve around learning
in inclusive education will be presented. The look exposed in this work aims to bring the
understanding of the authors about this theme, and the legal perspective foreseen in the
legislative documents and their impacts on special education, in addition to exemplifying and
substantiating everything that was said from practical activities with the student, in question.
The methodology of the study will be qualitative with the aim of elucidating the importance of
a differentiated look, of the teacher(a), and more attentive to special education, seeking specific
training for teachers and solutions to overcome the challenges present in this branch, in this
sense the research concluded this article highlighting the significance of didactic-pedagogical
suitability in the context of inclusive education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|