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Título: Percurso formativo do pedagogo que atua em escolas de governo : refletindo sobre experiências do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Andreza Ferreira da
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Pedagogos - formação
Ensino público
Pedagogia - prática
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Data de apresentação: 12-Jun-2023
Data de publicação: 21-Set-2023
Referência: SILVA, Andreza Ferreira da. Percurso formativo do pedagogo que atua em escolas de governo: refletindo sobre experiências do Distrito Federal. 2023. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender o percurso formativo dos pedagogos e refletir sobre suas experiências em seus respectivos cargos em Escolas de Governo no Distrito Federal. É sabido que a atuação dos pedagogos em Escolas de Governo tem apresentado novas perspectivas de diligência e formação para estes profissionais. Nesse ínterim, como viés metodológico, fez-se uso de diretriz descritiva via entrevistas semiestruturadas para uma abordagem qualitativa. Assim, foram entrevistados 12 pedagogos, alocados em oito escolas de governos, considerando seus aspectos de formação inicial, percurso na graduação, formação continuada e aproximações com a necessidade formativa para o ambiente em exercício. Com base na narrativa dos partícipes, concluiu-se que mesmo tendo cargos e percurso formativos distintos, estes atuam com foco em um repensar do fazer pedagógico, mediando e articulando múltiplos conhecimentos em prol das demandas cotidianas nos espaços de educação não formal.
Abstract: The present study aimed to understand the educational path of educators and reflect on their experiences in their respective positions in Government Schools in the Federal District. It is known that the performance of pedagogues in Government Schools has presented new perspectives of diligence and training for these professionals. In the meantime, as a methodological bias, a descriptive guideline was used via semi-structured interviews for a qualitative approach. Thus, 12 pedagogues were interviewed, allocated in eight government schools, considering their aspects of initial training, course in graduation, continued training and approximations with the training need for the working environment. Based on the participants' narrative, it was concluded that even though they have different positions and training paths, they act with a focus on rethinking pedagogical work, mediating and articulating multiple knowledge in favor of daily demands in non-formal education spaces.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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