Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36031
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AndrezaFerreiraDaSilva_tcc.pdf423,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Andreza Ferreira da-
dc.identifier.citationSILVA, Andreza Ferreira da. Percurso formativo do pedagogo que atua em escolas de governo: refletindo sobre experiências do Distrito Federal. 2023. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo compreender o percurso formativo dos pedagogos e refletir sobre suas experiências em seus respectivos cargos em Escolas de Governo no Distrito Federal. É sabido que a atuação dos pedagogos em Escolas de Governo tem apresentado novas perspectivas de diligência e formação para estes profissionais. Nesse ínterim, como viés metodológico, fez-se uso de diretriz descritiva via entrevistas semiestruturadas para uma abordagem qualitativa. Assim, foram entrevistados 12 pedagogos, alocados em oito escolas de governos, considerando seus aspectos de formação inicial, percurso na graduação, formação continuada e aproximações com a necessidade formativa para o ambiente em exercício. Com base na narrativa dos partícipes, concluiu-se que mesmo tendo cargos e percurso formativos distintos, estes atuam com foco em um repensar do fazer pedagógico, mediando e articulando múltiplos conhecimentos em prol das demandas cotidianas nos espaços de educação não formal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino públicopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia - práticapt_BR
dc.subject.keywordSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)pt_BR
dc.titlePercurso formativo do pedagogo que atua em escolas de governo : refletindo sobre experiências do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T18:55:35Z-
dc.date.available2023-09-21T18:55:35Z-
dc.date.submitted2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36031-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aimed to understand the educational path of educators and reflect on their experiences in their respective positions in Government Schools in the Federal District. It is known that the performance of pedagogues in Government Schools has presented new perspectives of diligence and training for these professionals. In the meantime, as a methodological bias, a descriptive guideline was used via semi-structured interviews for a qualitative approach. Thus, 12 pedagogues were interviewed, allocated in eight government schools, considering their aspects of initial training, course in graduation, continued training and approximations with the training need for the working environment. Based on the participants' narrative, it was concluded that even though they have different positions and training paths, they act with a focus on rethinking pedagogical work, mediating and articulating multiple knowledge in favor of daily demands in non-formal education spaces.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.