Título: | Trajetória biográfica-escolar de um estudante com altas habilidades na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental : a perspectiva da família |
Autor(es): | Chagas, Ezequiel da Silva |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Educação especial Educação inclusiva Estudantes - altas habilidades Educação - participação dos pais Crianças superdotadas - educação Distrito Federal (DF) |
Data de apresentação: | 4-Nov-2021 |
Data de publicação: | 21-Set-2023 |
Referência: | CHAGAS, Ezequiel da Silva. Trajetória biográfica-escolar de um estudante com altas habilidades na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: a perspectiva da família. 2021. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho situa-se na temática da Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva, e objetiva conhecer o processo de inclusão escolar de um estudante com altas
habilidades, na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal,
na perspectiva de sua família. Por tratar-se de uma pesquisa biográfica em educação, operada
num estudo de caso, delineou-se como instrumento de geração de dados a entrevista narrativa.
As narrativas autobiográficas do pai e da mãe, realizadas e analisadas individualmente,
informam a biografia da família e reconstrói a trajetória biográfica-escolar do filho; o texto
dessa reconstrução biográfica de caso porta os resultados da pesquisa. A inclusão escolar de
estudantes com altas habilidades, enquanto público da educação especial, é um direito
positivado em lei e que orienta o atendimento educacional especializado articulado com o
ensino regular, no intuito de promover o desenvolvimento integral desses estudantes e de suas
potencialidades. Portanto, é imperioso conhecer experiências vivenciadas nos processos de
inclusão escolar e assim entender como os direitos educacionais são apercebidos enquanto
dever do Estado e da família. Constatou-se que a família percebe a trajetória do estudante
marcada por realizações e desafios, que a garantia de seus direitos não se efetivou na escola
regular e que o AEE foi o único espaço onde esses direitos foram admitidos. O fenômeno de
altas habilidades é uma característica da família, que valorizando a educação formal
proporcionou um ambiente enriquecido no qual se manifestou a precocidade do aluno, com
destaque para o seu processo de auto-alfabetização. A família continua no processo de
compreensão da condição da criança, questionando as causas do fenômeno e expressando
preocupações quanto à sua socialização e futura escolha profissional. As elevadas
expectativas em relação à formação profissional são acompanhadas pelo respeito pela
autonomia do aluno, percebida como a chave para o sucesso na sua socialização. Os
resultados demonstram a necessidade de uma atuação mais firme das instâncias responsáveis
por apurar o cumprimento dos deveres das instituições de ensino, viabilizando procedimentos
nesse sentido. Recomenda-se também que as famílias sejam contínua e explicitamente
informadas sobre os direitos educacionais de seus filhos, alunos com altas habilidades. |
Abstract: | The present paper is located on the theme of Special Education in the Perspective of Inclusive
Education, and aims to know the process of school inclusion of a student with high abilities,
in Kindergarten and Early Years of Elementary School in the Distrito Federal, from the
perspective of their family. As this is a biographical research in education, operated in a case
study, the narrative interview was designed as a data generation instrument. The
autobiographical narratives of the father and mother, carried out and analyzed individually,
inform the family's biography and reconstruct the child's biographical-school trajectory; the
text of this biographical reconstruction of the case carries the results of the research. The
school inclusion of students with high abilities, as a special education public, is a right
enshrined in law and which guides the specialized educational service articulated with regular
education, in order to promote the integral development of these students and their potential.
Therefore, it is imperative to know experiences lived in the processes of school inclusion and
thus understand how educational rights are perceived as a duty of the State and the family. It
was found that the family perceives the student's trajectory marked by achievements and
challenges, that the guarantee of their rights did not happen in the regular school and that the
AEE was the only space where these rights were admitted. The phenomenon of high abilities
is a characteristic of the family, which, by valuing formal education, provided an environment
in which the student's precocity was manifested, with emphasis on the self-literacy process.
The family continues in the process of understanding the child's condition, questioning the
causes of the phenomenon and expressing concerns about their socialization and future
professional choice. The high expectations regarding professional training are accompanied
by respect for the student's autonomy, perceived as the key to success in their socialization.
The results demonstrate the need for firmer action by the bodies responsible for verifying
compliance with the attributions of educational institutions, enabling procedures in this
regard. It is also recommended that families are continually and explicitly informed about the
educational rights of their children, students with high abilities. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
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