Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36001
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasAlvesFerreiraDeSousa_tcc.pdf7,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de asa em CFD com diferentes tipos de Winglets
Autor(es): Sousa, Lucas Alves Ferreira de
Orientador(es): Shynkarenko, Olexiy
Assunto: Aerodinâmica
Asas (aeronáutica)
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 21-Set-2023
Referência: SOUSA, Lucas Alves Ferreira de. Análise de asa em CFD com diferentes tipos de Winglets. 2023. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A utilização de um modelo computacional é de grande importância em um projeto de engenharia para a definição do design a ser escolhido para a aeronave. Esta tese estudar e caracterizar a diferenças das características aerodinâmicas em uma asa 3D com a presença de "winglets", utilizando o aerofólio NASA HSNFL-0213. Os valores dos coeficientes aerodinâmicos e da eficiência aerodinâmica indicaram que a utilização de "winglets" reduziu a razão entre a força de sustentação e de arrasto, para o caso estudado, a utilização de "wingltes"degradou a eficiência da asa.
Abstract: Computational Fluid Dynamics is of great importance in an engineering project to define the design to be chosen for the aircraft. This thesis aims to study and characterize the differences in aerodynamic characteristics in a 3D wing with winglets using the NASA HSNFL-0213 airfoil. The values of aerodynamic coefficients and aerodynamic efficiency indicated that the use of "winglets" reduced the ratio between lift and drag force, for the case studied, the use of "winglets" degraded the efficiency of the wing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.