Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Shynkarenko, Olexiy | - |
dc.contributor.author | Melo, Alexandre Alencar de | - |
dc.identifier.citation | MELO, Alexandre Alencar de. Otimização de aerofólio laminar através da fluído dinâmica computacional. 2023. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o aumento do preço do litro de combustível para aviação, aeronaves mais eficientes ganham vantagem no mercado, e as novas aeronaves são projetadas para desempenho máximo. Esse estudo busca otimizar o alcance de voo de cruzeiro de uma aeronave seme lhante ao Cessna 172 SkyHawk, um monomotor de pequeno porte. A alteração será feita apenas no perfil aerodinâmico da asa, usando o aerofólio NACA 2412. Foi realizada uma revisão teórica sobre as características de voo da aeronave e os princípios aerodinâmicos envolvidos na otimização. A importância da utilização de um método numérico para des crever a transição do escoamento laminar para turbulento é discutida neste trabalho. O aerofólio NACA 64-012 foi escolhido como substituto do original devido às suas características de escoamento laminar. As coordenadas desse novo aerofólio foram obtidas a partir do software Javafoil, editadas adicionando-se o slotted flap no bordo de fuga da asa no software SolidWorks, e posteriormente importadas para o DesignModeler, onde foram preparadas para a simulação no Ansys Fluent. O modelo de turbulência escolhido foi k - w - SST. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aerofólio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeronaves | pt_BR |
dc.title | Otimização de aerofólio laminar através da fluído dinâmica computacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T15:16:49Z | - |
dc.date.available | 2023-09-21T15:16:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35995 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the increase in the price of aviation fuel per liter, more efficient aircraft gain an
advantage in the market, and new aircraft are designed for maximum performance. This
study aims to optimize the cruise flight range of an aircraft similar to the Cessna 172
SkyHawk, a small single-engine aircraft. The change will be made only in the aerodynamic
profile of the wing, using the NACA 2412 airfoil. A theoretical review was conducted
on the flight characteristics of the aircraft and the aerodynamic principles involved in
optimization. The importance of using a numerical method to describe the transition from
laminar to turbulent flow is discussed in this study. The NACA 64-012 airfoil was chosen
as a substitute for the original due to its laminar flow characteristics. The coordinates
of this new airfoil were obtained from the Javafoil software, edited by adding the slotted
flap at the trailing edge of the wing in the SolidWorks software, and later imported into
the DesignModeler, where they were prepared for simulation in Ansys Fluent. The chosen
turbulence model was the k - w - SST. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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