Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/358
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_VitorTeixeiraMiranda.pdf332,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil das delicatessens do Distrito Federal
Autor(es): Miranda, Vitor Teixeira de
Orientador(es): Sávio, Karin Eleonora Oliveira
Assunto: Confeitaria
Alimentos - consumo
Alimentação
Alimentos importados
Data de apresentação: Ago-2008
Data de publicação: 7-Jul-2009
Referência: MIRANDA, Vitor Teixeira de. Perfil das delicatessens do Distrito Federal. 2008. 27 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A grande variedade de ingredientes importados disponíveis no mercado, associado às atuais modificações tanto no comércio de alimentos, como nos hábitos alimentares da população tem contribuído para a alteração do padrão alimentar dos países industrializados. Objetivos: Verificar o perfil das Delicatessens do Distrito Federal e as tendências do setor. Métodos: Entrevistaram-se os proprietários e gerentes das principais Delicatessens de Brasília através da aplicação de formulário previamente elaborado, composto de 20 questões fechadas. Após análise das respostas e comentários durante as entrevistas, foram verificados comportamentos de comercialização e procura de alimentos nacionais e importados. Resultados Prevalência de empresas com mais de 10 anos de atuação, embora existam empresas bem mais jovens. Existência de fatores definidos para composição do mix de produtos, com ênfase para a rápida rotatividade dos produtos (curto tempo de prateleira) e pronto atendimento às solicitações dos clientes. Necessidade de aperfeiçoamento profissional dos colaboradores, buscando atualizar-se às constantes mudanças do mercado de alimentos importados. Marcante adaptação à tendência mundial de maior oferta de alimentos diet, light e com alegação de favorecimento à saúde. Busca por novos clientes pertencentes às camadas de menor poder aquisitivo. Público heterogêneo, com pequeno de predomínio de indivíduos envolvidos com a produção de refeições fora do lar. (Profissionais do seguimento de bares, hotéis, restaurantes, buffet´s), que valorizam o sabor, a qualidade dos alimentos e demonstra preocupação com a saúde. Satisfação das Delicatessens com o mercado de Brasília, apesar de apontarem os "elevados impostos e encargos" como principal limitador do crescimento do seguimento por influenciarem diretamente nos preços dos produtos, apesar deste, nem sempre ser o principal fator utilizado por seus clientes para justificar a preferência por alimentos importados. Conclusão: Constatou-se que, independente das modificações dos padrões alimentares modernos, as Delicatessens de Brasília estão procurando se adaptar às constantes alterações de mercado, se atualizando às tendentes preocupações com a saúde sem abrir mão de sempre oferecer aos seus clientes, produtos de extrema qualidade.
Abstract: The variety of imported ingredients available on the market, coupled with current changes both in the food trade, as in the diet of the population has contributed to the change of dietary patterns of industrialized countries. Objective: Check the profile of Delicatessens the Federal District and trends of the industry. Methods: Interview of the owners and managers of major Delicatessens of Brasilia by the application form previously established, composed of 20 issues closed. After analysing the responses and comments during the interviews, were verified behaviours of marketing and demand of domestic and imported food. Results: Prevalence of companies with more than 10 years of operations, although there are companies and younger. Existence of factors identified for composition of the product mix, with emphasis on the rapid turnover of products (short shelf time) and you care to the demands of customers. Need for further training of employees, seeking to upgrade itself in changes of the market for imported foods. Strong adapt to the global trend of increased supply of food diet, light and with allegations of favoritism to health. Search for new customers belonging to the layers of lower purchasing power. Public heterogeneous, with the predominance of small individuals involved with the production of meals away from home. (Professionals of the action of bars, hotels, restaurants, buffet's), which enhances the flavor, quality of food and shows concern for health. Delicatessens of satisfaction with the market of Brasilia, despite focusing on "high taxes and charges" as the main limiting the growth of action by direct influence on product prices, despite this, not always be the main factor used by their customers to justify preference for imported foods. Conclusion: It was found that regardless of changes of modern food standards, the Delicatessens of Brasilia are trying to adapt to the changing market, is aimed at upgrading health concerns with the open hand without ever offering its customers, products of high quality.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.358
Aparece na Coleção:Gastronomia e Saúde



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.