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dc.contributor.advisorSávio, Karin Eleonora Oliveira-
dc.contributor.authorMiranda, Vitor Teixeira de-
dc.identifier.citationMIRANDA, Vitor Teixeira de. Perfil das delicatessens do Distrito Federal. 2008. 27 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008.pt_BR
dc.description.abstractA grande variedade de ingredientes importados disponíveis no mercado, associado às atuais modificações tanto no comércio de alimentos, como nos hábitos alimentares da população tem contribuído para a alteração do padrão alimentar dos países industrializados. Objetivos: Verificar o perfil das Delicatessens do Distrito Federal e as tendências do setor. Métodos: Entrevistaram-se os proprietários e gerentes das principais Delicatessens de Brasília através da aplicação de formulário previamente elaborado, composto de 20 questões fechadas. Após análise das respostas e comentários durante as entrevistas, foram verificados comportamentos de comercialização e procura de alimentos nacionais e importados. Resultados Prevalência de empresas com mais de 10 anos de atuação, embora existam empresas bem mais jovens. Existência de fatores definidos para composição do mix de produtos, com ênfase para a rápida rotatividade dos produtos (curto tempo de prateleira) e pronto atendimento às solicitações dos clientes. Necessidade de aperfeiçoamento profissional dos colaboradores, buscando atualizar-se às constantes mudanças do mercado de alimentos importados. Marcante adaptação à tendência mundial de maior oferta de alimentos diet, light e com alegação de favorecimento à saúde. Busca por novos clientes pertencentes às camadas de menor poder aquisitivo. Público heterogêneo, com pequeno de predomínio de indivíduos envolvidos com a produção de refeições fora do lar. (Profissionais do seguimento de bares, hotéis, restaurantes, buffet´s), que valorizam o sabor, a qualidade dos alimentos e demonstra preocupação com a saúde. Satisfação das Delicatessens com o mercado de Brasília, apesar de apontarem os "elevados impostos e encargos" como principal limitador do crescimento do seguimento por influenciarem diretamente nos preços dos produtos, apesar deste, nem sempre ser o principal fator utilizado por seus clientes para justificar a preferência por alimentos importados. Conclusão: Constatou-se que, independente das modificações dos padrões alimentares modernos, as Delicatessens de Brasília estão procurando se adaptar às constantes alterações de mercado, se atualizando às tendentes preocupações com a saúde sem abrir mão de sempre oferecer aos seus clientes, produtos de extrema qualidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConfeitariapt_BR
dc.subject.keywordAlimentos - consumopt_BR
dc.subject.keywordAlimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordAlimentos importadospt_BR
dc.titlePerfil das delicatessens do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.date.accessioned2009-07-07T15:49:50Z-
dc.date.available2009-07-07T15:49:50Z-
dc.date.issued2009-07-07T15:49:50Z-
dc.date.submitted2008-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/358-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The variety of imported ingredients available on the market, coupled with current changes both in the food trade, as in the diet of the population has contributed to the change of dietary patterns of industrialized countries. Objective: Check the profile of Delicatessens the Federal District and trends of the industry. Methods: Interview of the owners and managers of major Delicatessens of Brasilia by the application form previously established, composed of 20 issues closed. After analysing the responses and comments during the interviews, were verified behaviours of marketing and demand of domestic and imported food. Results: Prevalence of companies with more than 10 years of operations, although there are companies and younger. Existence of factors identified for composition of the product mix, with emphasis on the rapid turnover of products (short shelf time) and you care to the demands of customers. Need for further training of employees, seeking to upgrade itself in changes of the market for imported foods. Strong adapt to the global trend of increased supply of food diet, light and with allegations of favoritism to health. Search for new customers belonging to the layers of lower purchasing power. Public heterogeneous, with the predominance of small individuals involved with the production of meals away from home. (Professionals of the action of bars, hotels, restaurants, buffet's), which enhances the flavor, quality of food and shows concern for health. Delicatessens of satisfaction with the market of Brasilia, despite focusing on "high taxes and charges" as the main limiting the growth of action by direct influence on product prices, despite this, not always be the main factor used by their customers to justify preference for imported foods. Conclusion: It was found that regardless of changes of modern food standards, the Delicatessens of Brasilia are trying to adapt to the changing market, is aimed at upgrading health concerns with the open hand without ever offering its customers, products of high quality.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.358pt_BR
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