Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35627
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaEduardaMartinsGuedesNunes_tcc.pdf868,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A aplicabilidade da Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor como incentivo à celeridade na resolução de conflitos consumeristas
Autor(es): Nunes, Maria Eduarda Martins Guedes
Orientador(es): Costa Neto, João
Assunto: Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor
Consumidores - atitudes
Responsabilidade civil
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 28-Ago-2023
Referência: NUNES, Maria Eduarda Martins Guedes. A aplicabilidade da Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor como incentivo à celeridade na resolução de conflitos consumeristas. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar o reflexo da aplicação da Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor na resolução de conflitos consumeristas. A hipótese explorada é que a aplicabilidade da teoria gera incentivo à celeridade na resolução de problemas de consumo, por iniciativa dos fornecedores, a fim de se isentarem de arcar com mais esse dano: o dano temporal. Para tanto, explica-se a Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor e a tutela do tempo como bem jurídico; analisa-se a aplicação jurisprudencial da teoria, principalmente a partir de julgados dos Tribunais de Justiça e do Superior Tribunal de Justiça; aborda-se as funções da responsabilidade civil e, por fim, demonstra-se como a teoria incentiva a mudança de conduta dos fornecedores para que resolvam os problemas de consumo de forma célere e efetiva.
Abstract: The present academic work aims to identify the reflection of the application of the Consumer Productive Deviation Theory in the resolution of consumerist conflicts. The hypothesis explored is that the applicability of the theory generates an incentive to speed up the resolution of consumption problems, on the initiative of suppliers, in order to exempt themselves from bearing this additional damage: the temporal damage. Therefore, the Theory of Productive Deviation of the Consumer and the protection of time as a legal good are explained; the jurisprudential application of the theory is analyzed, mainly based on judgments of the Courts of Justice and the STJ; the functions of civil liability are discussed and, finally, it is demonstrated how the theory encourages suppliers to change their behavior so that they solve consumption problems quickly and effectively.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.