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Título: O tecnicismo educacional nos cursos de direito : uma compreensão histórico-retórica do bacharelado em Direito no Brasil
Autor(es): Benetele, Arthur de Andrade
Orientador(es): Almeida, Carla Beatriz de
Assunto: Educação jurídica
Competência (Autoridade legal)
Brasil
Retórica
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 18-Ago-2023
Referência: BENETELE, Arthur de Andrade. O tecnicismo educacional nos cursos de direito: uma compreensão histórico-retórica do bacharelado em Direito no Brasil. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho foi arquitetado com o propósito de examinar, através da pesquisa científica, contrapontos presentes na educação jurídica brasileira, adstrita aos cursos de graduação para formação de bacharéis, com especial enfoque na análise das problemáticas da reprodução técnica de conhecimentos jurídicos engessados, os quais decorrem de problemas estruturais e históricos que culminam em um incentivo à inércia intelectual do discente. A partir disso, busca-se contrastar tal paradigma com uma compreensão retórica da realidade, buscando, no passado recente dessa habilidade, significações e fundamentos que possam alterar essa cosmovisão. Para tanto, foram analisadas teses, dissertações, artigos acadêmicos, dados institucionais de órgãos normatizadores e projetos pedagógicos vigentes nos cursos jurídicos, com teor mais atual, que versassem sobre as questões acima apontadas, de maneira a compreender as razões fáticas que suscitam esse cenário e averiguar possíveis soluções tangíveis para a problemática. Enfim, visa-se entender a formação do jurista pautada em competências e habilidades, em especial pelo ensino retórico e crítico, e analisar os corolários dessa desconstrução da educação jurídica tradicional. Conclui-se que, apesar dos avanços normativos, pedagógicos e institucionais alçados, os modelos de educação jurídica mais inovadores encontram empecilhos na atual conformação jurídico-educacional brasileira, de modo a sobrestar uma formação orientada para o aprendizado de competências e habilidades e, em específico, da retórica.
Abstract: The present work was designed with the purpose of examining, through scientific research, counterpoints present in Brazilian law education, attached to undergraduate courses for the formation of bachelors, with special focus on the analysis of the problems of the technical reproduction of plastered law knowledge, which stem from structural and historical problems that culminate in an incentive to the student's intellectual inertia. From this, we seek to contrast this paradigm with a rhetorical understanding of reality, seeking, in the recent past of this ability, meanings and fundamentals that can change this cosmovision. To this end, theses, dissertations, academic articles, institutional data from regulatory agencies and pedagogical projects applied in law courses were analyzed, with the most current content, which dealt with the issues mentioned above, in order to understand the factual reasons that give rise to this scenario and to investigate possible tangible solutions to the problem. Finally, the aim is to understand the training of jurists based on competencies and abilities, especially through rhetorical and critical teaching, and to analyze the corollaries of this deconstruction of traditional law education. It is concluded that, despite the normative, pedagogical and institutional advances achieved, the most innovative models of law education encounter obstacles in the current Brazilian law-educational conformation, harming an education oriented towards the learning of skills and abilities and, in particular, of rhetoric.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
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