Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Carla Beatriz de | - |
dc.contributor.author | Benetele, Arthur de Andrade | - |
dc.identifier.citation | BENETELE, Arthur de Andrade. O tecnicismo educacional nos cursos de direito: uma compreensão histórico-retórica do bacharelado em Direito no Brasil. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi arquitetado com o propósito de examinar, através da pesquisa
científica, contrapontos presentes na educação jurídica brasileira, adstrita aos cursos de
graduação para formação de bacharéis, com especial enfoque na análise das problemáticas da
reprodução técnica de conhecimentos jurídicos engessados, os quais decorrem de problemas
estruturais e históricos que culminam em um incentivo à inércia intelectual do discente. A
partir disso, busca-se contrastar tal paradigma com uma compreensão retórica da realidade,
buscando, no passado recente dessa habilidade, significações e fundamentos que possam
alterar essa cosmovisão. Para tanto, foram analisadas teses, dissertações, artigos acadêmicos,
dados institucionais de órgãos normatizadores e projetos pedagógicos vigentes nos cursos
jurídicos, com teor mais atual, que versassem sobre as questões acima apontadas, de maneira
a compreender as razões fáticas que suscitam esse cenário e averiguar possíveis soluções
tangíveis para a problemática. Enfim, visa-se entender a formação do jurista pautada em
competências e habilidades, em especial pelo ensino retórico e crítico, e analisar os corolários
dessa desconstrução da educação jurídica tradicional. Conclui-se que, apesar dos avanços
normativos, pedagógicos e institucionais alçados, os modelos de educação jurídica mais
inovadores encontram empecilhos na atual conformação jurídico-educacional brasileira, de
modo a sobrestar uma formação orientada para o aprendizado de competências e habilidades
e, em específico, da retórica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação jurídica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência (Autoridade legal) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Retórica | pt_BR |
dc.title | O tecnicismo educacional nos cursos de direito : uma compreensão histórico-retórica do bacharelado em Direito no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T14:08:12Z | - |
dc.date.available | 2023-08-18T14:08:12Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35491 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work was designed with the purpose of examining, through scientific research,
counterpoints present in Brazilian law education, attached to undergraduate courses for the
formation of bachelors, with special focus on the analysis of the problems of the technical
reproduction of plastered law knowledge, which stem from structural and historical problems
that culminate in an incentive to the student's intellectual inertia. From this, we seek to
contrast this paradigm with a rhetorical understanding of reality, seeking, in the recent past of
this ability, meanings and fundamentals that can change this cosmovision. To this end, theses,
dissertations, academic articles, institutional data from regulatory agencies and pedagogical
projects applied in law courses were analyzed, with the most current content, which dealt with
the issues mentioned above, in order to understand the factual reasons that give rise to this
scenario and to investigate possible tangible solutions to the problem. Finally, the aim is to
understand the training of jurists based on competencies and abilities, especially through
rhetorical and critical teaching, and to analyze the corollaries of this deconstruction of
traditional law education. It is concluded that, despite the normative, pedagogical and
institutional advances achieved, the most innovative models of law education encounter
obstacles in the current Brazilian law-educational conformation, harming an education
oriented towards the learning of skills and abilities and, in particular, of rhetoric. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
|