Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MyllenaCristinaAraujoMoura_tcc.pdf821,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: CAUB : uma experiência prática de justiça social
Autor(es): Moura, Myllena Cristina Araujo de
Orientador(es): Escrivão Filho, Antônio Sérgio
Assunto: Reforma agrária
Distrito Federal (DF)
Movimentos sociais
Combinado Agrourbano de Brasília (CAUB)
Justiça social
Data de apresentação: 19-Jul-2023
Data de publicação: 17-Ago-2023
Referência: MOURA, Myllena Cristina Araujo de. CAUB: uma experiência prática de justiça social. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo conhecer o processo de formação do Combinado Agrourbano de Brasília (CAUB), localizado na região administrativa do Riacho Fundo 2, no Distrito Federal e sua profunda relação com a questão agrária do DF. Realizou-se uma abordagem histórica da questão agrária do Brasil e de Brasília – DF, bem como da formação dos movimentos sociais que influenciaram a luta por uma reforma agrária no país. Com o intuito de conhecer a concepção dos atores sociais do Combinado, fora realizada uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas com pioneiros e filhos de pioneiros. Os depoimentos dos moradores evidenciaram que o projeto do Combinado Agrourbano de Brasília constitui um importante modelo que contribuiu para a sociedade, se mostrando um exemplo de associativismo e justiça social.
Abstract: This study aims to understand the formation process of the Combinado Agrourbano de Brasilia (CAUB), located in the administrative region of Riacho Fundo 2, in the Federal District, and its deep relationship with the agrarian issue of the DF. A historical approach was taken to the agrarian issue in Brazil and Brasilia - DF, as well as the formation of social movements that influenced the struggle for agrarian reform in the country. With the intention of knowing the conception of the social actors of the Combined, a qualitative research was carried out from interviews with pioneers and children of pioneers. The testimonies of the residents showed that the project of the Combinado Agrourbano de Brasilia constitutes an important model that contributed to society, showing itself as an example of associativism and social justice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.