Título: | Topology optimization : application in a hinge support for a Pratt & Whitney PW1000G nacelle casing |
Autor(es): | Clemente, Bruno Vieira Alencar, Isaac Moura de |
Orientador(es): | Anflor, Carla Tatiana Mota |
Assunto: | Elementos finitos Engenharia assistida por computador Manufatura aditiva |
Data de apresentação: | 17-Jul-2023 |
Data de publicação: | 8-Ago-2023 |
Referência: | CLEMENTE, Bruno Vieira; ALENCAR, Isaac Moura de. Topology optimization: application in a hinge support for a Pratt & Whitney PW1000G nacelle casing. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O surgimento de técnicas avançadas de fabricação, como a fabricação aditiva de
metais, tem possibilitado a produção de peças com geometrias cada vez mais
complexas. Quando combinadas com softwares de Engenharia Assistida por
Computador (CAE) e Análise de Elementos Finitos (FEA), os projetistas podem
otimizar os componentes para sua função pretendida. O impacto dessas técnicas é
particularmente significativo em indústrias em que o peso é um fator crítico de
desempenho, como as indústrias aeroespacial, astronáutica e automotiva. Nas
indústrias aeroespacial, astronáutica e automotiva de alto desempenho, o peso dos
componentes é mais crítico do que o custo de fabricação. Este estudo tem como
objetivo demonstrar a eficácia do método Solid Isotropic Material with Penalization
(SIMP) na redução do peso de componentes aeroespaciais sem comprometer a
segurança. Será desenvolvida uma abordagem passo a passo, que pode ser
aplicada a uma ampla gama de geometrias para reproduzir os resultados
alcançados neste estudo. Os resultados obtidos neste trabalho podem servir como
ponto de partida para análises posteriores, como fadiga, crescimento de trincas,
modal, simulações de fabricação aditiva e outros. Assim, o estudo demonstra a
validade da otimização topológica como estratégia para reduzir o peso de
componentes aeroespaciais e lança as bases para pesquisas futuras. |
Abstract: | The emergence of advanced manufacturing techniques, such as metal additive
manufacturing, has enabled the production of parts with increasingly intricate
geometries. When combined with Computer-Aided Engineering (CAE) and Finite
Element Analysis (FEA) software, designers can optimize components for their
intended function. The impact of these techniques is particularly significant in
industries where weight is a critical performance factor, such as aerospace,
astronautic, and automotive industries. In high-performance aerospace, astronautics,
and automotive industries, the weight of components is more critical than their
manufacturing cost. This study aims to demonstrate the effectiveness of the Solid
Isotropic Material with Penalization (SIMP) method in reducing the weight of
aerospace components without compromising their safety. A step-by-step approach
will be developed, which can be applied to a broad range of geometries to reproduce
the results achieved in this study. The results obtained in this research can serve as
starting points for further analyses, such as fatigue, crack growth, modal, additive
manufacturing simulations, and others. Thus, the study demonstrates the validity of
topological optimization as a strategy to reduce the weight of aerospace components
and lays a possible foundation for future works. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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