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dc.contributor.advisorAnflor, Carla Tatiana Mota-
dc.contributor.authorClemente, Bruno Vieira-
dc.contributor.authorAlencar, Isaac Moura de-
dc.identifier.citationCLEMENTE, Bruno Vieira; ALENCAR, Isaac Moura de. Topology optimization: application in a hinge support for a Pratt & Whitney PW1000G nacelle casing. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO surgimento de técnicas avançadas de fabricação, como a fabricação aditiva de metais, tem possibilitado a produção de peças com geometrias cada vez mais complexas. Quando combinadas com softwares de Engenharia Assistida por Computador (CAE) e Análise de Elementos Finitos (FEA), os projetistas podem otimizar os componentes para sua função pretendida. O impacto dessas técnicas é particularmente significativo em indústrias em que o peso é um fator crítico de desempenho, como as indústrias aeroespacial, astronáutica e automotiva. Nas indústrias aeroespacial, astronáutica e automotiva de alto desempenho, o peso dos componentes é mais crítico do que o custo de fabricação. Este estudo tem como objetivo demonstrar a eficácia do método Solid Isotropic Material with Penalization (SIMP) na redução do peso de componentes aeroespaciais sem comprometer a segurança. Será desenvolvida uma abordagem passo a passo, que pode ser aplicada a uma ampla gama de geometrias para reproduzir os resultados alcançados neste estudo. Os resultados obtidos neste trabalho podem servir como ponto de partida para análises posteriores, como fadiga, crescimento de trincas, modal, simulações de fabricação aditiva e outros. Assim, o estudo demonstra a validade da otimização topológica como estratégia para reduzir o peso de componentes aeroespaciais e lança as bases para pesquisas futuras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordElementos finitospt_BR
dc.subject.keywordEngenharia assistida por computadorpt_BR
dc.subject.keywordManufatura aditivapt_BR
dc.titleTopology optimization : application in a hinge support for a Pratt & Whitney PW1000G nacelle casingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-08T13:35:52Z-
dc.date.available2023-08-08T13:35:52Z-
dc.date.submitted2023-07-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35390-
dc.language.isoInglêspt_BR
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dc.description.abstract1The emergence of advanced manufacturing techniques, such as metal additive manufacturing, has enabled the production of parts with increasingly intricate geometries. When combined with Computer-Aided Engineering (CAE) and Finite Element Analysis (FEA) software, designers can optimize components for their intended function. The impact of these techniques is particularly significant in industries where weight is a critical performance factor, such as aerospace, astronautic, and automotive industries. In high-performance aerospace, astronautics, and automotive industries, the weight of components is more critical than their manufacturing cost. This study aims to demonstrate the effectiveness of the Solid Isotropic Material with Penalization (SIMP) method in reducing the weight of aerospace components without compromising their safety. A step-by-step approach will be developed, which can be applied to a broad range of geometries to reproduce the results achieved in this study. The results obtained in this research can serve as starting points for further analyses, such as fatigue, crack growth, modal, additive manufacturing simulations, and others. Thus, the study demonstrates the validity of topological optimization as a strategy to reduce the weight of aerospace components and lays a possible foundation for future works.pt_BR
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