Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35386
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LarissaMartinsDeFreitas_tcc.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de parâmetros para melhoria da qualidade e resistência da solda de prisioneiros utilizados para fixação de componentes automotivos
Autor(es): Freitas, Larissa Martins de
Orientador(es): Moura, Henrique Gomes de
Assunto: Soldagem
Veículos
Automóveis - projetos e construção
Resistência de materiais
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 8-Ago-2023
Referência: FREITAS, Larissa Martins de. Estudo de parâmetros para melhoria da qualidade e resistência da solda de prisioneiros utilizados para fixação de componentes automotivos. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A soldagem é um processo bastante utilizado na indústria automotiva, visto que este permite a união de vários tipos de ligas metálicas em um curto tempo de trabalho. Sendo assim é necessário entender quais os fatores que podem influenciar na qualidade da solda utilizada no processo de fabricação do veículo. Atualmente a soldagem de pinos com rosca tem importante relevância, pois estes são utilizados na fixação de componentes internos e externos nas carrocerias monobloco. Nesse estudo foram avaliados os parâmetros de corrente, tempo, lift, stick-out e penetração, os quais podem influenciar na soldagem dos prisioneiros do tipo M6x14. Esses foram soldados em chapa automotiva, sem zinco e com 0,7 mm de espessura. A finalidade do estudo foi encontrar a combinação entre os fatores e níveis que configure melhores características mecânicas para a junção entre a chapa e o pino presentes no processo avaliado. O estudo foi realizado com base na metodologia DOE (Design of Experiments) e os conceitos de Plackett Burman, presentes no software Minitab, para definir a combinação entre os fatores e os níveis de cada experimento. A partir da definição dos experimentos, foram realizadas as soldagens dos corpos de prova e em seguida os ensaios de tração de cada um deles. As respostas obtidas para o experimento foram de força máxima [N] e penetração de saída [mm]. Com isso, os resultados obtidos foram imputados no programa Minitab, e assim realizou-se as análises de relevância e correlação para os cinco parâmetros estudados. Também foi realizada a otimização dos parâmetros de solda pelo mesmo programa. Para isso definiu-se como alvo a maximização da força e penetração de saída com 0,9 mm. Desse modo, foram obtidas três respostas de combinações dos parâmetros. Essas respostas foram testadas pelo ensaio de tração e os resultados obtidos foram condizentes com o alvo estabelecido para a otimização dos parâmetros estudados. Sendo assim, a melhoria na qualidade e resistência na solda dos pinos, utilizados na montadora de veículos onde se fez os testes, foram alcançados.
Abstract: Welding is a process widely used in the automotive industry, as it allows the union of various types of metal alloys in a short working time. Therefore, it is necessary to understand which factors can influence the quality of the weld used in the vehicle manufacturing process. Currently, the welding of threaded pins has an important relevance, as these are used in the fixation of internal and external components in monobloc bodies. In this study, the current, time, lift, stick-out and penetration parameters were evaluated, which can influence the welding of M6x14 studs. These were welded on automotive sheet, without zinc and 0.7 mm thick. The purpose of the study was to find the combination between the factors and levels that configure the best mechanical characteristics for the joint between the plate and the pin present in the evaluated process. The study was carried out based on the DOE (Design of Experiments) methodology and the concepts of Plackett Burman, present in the Minitab software, to define the combination between the factors and the levels of each experiment. From the definition of the experiments, the welding of the specimens was carried out and then the tensile tests of each one of them. The responses obtained for the experiment were maximum force [N] and output penetration [mm]. With this, the results obtained were imputed in the Minitab program, and thus the relevance and correlation analyzes were carried out for the five studied parameters. The optimization of the welding parameters was also carried out using the same program. For this, the maximization of force and output penetration of 0.9 mm was defined as a target. Thus, three responses of combinations of parameters were obtained. These responses were tested by the tensile test and the results obtained were consistent with the target established for the optimization of the studied parameters. Therefore, the improvement in the quality and strength of the soldering of the pins, used in the vehicle assembly plant where the tests were carried out, were achieved.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.