Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moura, Henrique Gomes de | - |
dc.contributor.author | Freitas, Larissa Martins de | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Larissa Martins de. Estudo de parâmetros para melhoria da qualidade e resistência da solda de prisioneiros utilizados para fixação de componentes automotivos. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A soldagem é um processo bastante utilizado na indústria automotiva, visto que este
permite a união de vários tipos de ligas metálicas em um curto tempo de trabalho.
Sendo assim é necessário entender quais os fatores que podem influenciar na
qualidade da solda utilizada no processo de fabricação do veículo. Atualmente a
soldagem de pinos com rosca tem importante relevância, pois estes são utilizados na
fixação de componentes internos e externos nas carrocerias monobloco. Nesse
estudo foram avaliados os parâmetros de corrente, tempo, lift, stick-out e penetração,
os quais podem influenciar na soldagem dos prisioneiros do tipo M6x14. Esses foram
soldados em chapa automotiva, sem zinco e com 0,7 mm de espessura. A finalidade
do estudo foi encontrar a combinação entre os fatores e níveis que configure melhores
características mecânicas para a junção entre a chapa e o pino presentes no processo
avaliado. O estudo foi realizado com base na metodologia DOE (Design of
Experiments) e os conceitos de Plackett Burman, presentes no software Minitab, para
definir a combinação entre os fatores e os níveis de cada experimento. A partir da
definição dos experimentos, foram realizadas as soldagens dos corpos de prova e em
seguida os ensaios de tração de cada um deles. As respostas obtidas para o
experimento foram de força máxima [N] e penetração de saída [mm]. Com isso, os
resultados obtidos foram imputados no programa Minitab, e assim realizou-se as
análises de relevância e correlação para os cinco parâmetros estudados. Também foi
realizada a otimização dos parâmetros de solda pelo mesmo programa. Para isso
definiu-se como alvo a maximização da força e penetração de saída com 0,9 mm.
Desse modo, foram obtidas três respostas de combinações dos parâmetros. Essas
respostas foram testadas pelo ensaio de tração e os resultados obtidos foram
condizentes com o alvo estabelecido para a otimização dos parâmetros estudados.
Sendo assim, a melhoria na qualidade e resistência na solda dos pinos, utilizados na
montadora de veículos onde se fez os testes, foram alcançados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Soldagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - projetos e construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resistência de materiais | pt_BR |
dc.title | Estudo de parâmetros para melhoria da qualidade e resistência da solda de prisioneiros utilizados para fixação de componentes automotivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-08T12:33:13Z | - |
dc.date.available | 2023-08-08T12:33:13Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35386 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Welding is a process widely used in the automotive industry, as it allows the union of
various types of metal alloys in a short working time. Therefore, it is necessary to
understand which factors can influence the quality of the weld used in the vehicle
manufacturing process. Currently, the welding of threaded pins has an important
relevance, as these are used in the fixation of internal and external components in
monobloc bodies. In this study, the current, time, lift, stick-out and penetration
parameters were evaluated, which can influence the welding of M6x14 studs. These
were welded on automotive sheet, without zinc and 0.7 mm thick. The purpose of the
study was to find the combination between the factors and levels that configure the
best mechanical characteristics for the joint between the plate and the pin present in
the evaluated process. The study was carried out based on the DOE (Design of
Experiments) methodology and the concepts of Plackett Burman, present in the
Minitab software, to define the combination between the factors and the levels of each
experiment. From the definition of the experiments, the welding of the specimens was
carried out and then the tensile tests of each one of them. The responses obtained for
the experiment were maximum force [N] and output penetration [mm]. With this, the
results obtained were imputed in the Minitab program, and thus the relevance and
correlation analyzes were carried out for the five studied parameters. The optimization
of the welding parameters was also carried out using the same program. For this, the
maximization of force and output penetration of 0.9 mm was defined as a target. Thus,
three responses of combinations of parameters were obtained. These responses were
tested by the tensile test and the results obtained were consistent with the target
established for the optimization of the studied parameters. Therefore, the improvement
in the quality and strength of the soldering of the pins, used in the vehicle assembly
plant where the tests were carried out, were achieved. | pt_BR |
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