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Título: A regulação de alimentos de origem animal no brasil à luz da teoria processual administrativa da regulação
Outros títulos: The regulation of animal origin food in Brazil in the light of the administrative process theory of regulation
Autor(es): Ferreira, Ismael Soares
Orientador(es): Oliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha
Assunto: Regulação responsiva
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Alimentos de origem animal
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Data de apresentação: 6-Fev-2023
Data de publicação: 28-Jul-2023
Referência: FERREIRA, Ismael Soares. A regulação de alimentos de origem animal no brasil à luz da teoria processual administrativa da regulação. 2023. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta monografia avalia a atuação dos dois órgãos reguladores de alimentos de origem animal no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tendo como base a teoria processual administrativa da regulação de Steven Paul Croley. A principal premissa desta teoria é que o processo administrativo adotado pelas agências reguladoras detém melhor capacidade de atender o interesse público, devido às suas características processuais e institucionais de tomada de decisão. Em análise da atuação regulatória da Anvisa, observou-se que esta agência reguladora detém ferramentas institucionais condizentes com tal teoria, como preservação de sua autonomia, adoção de procedimentos administrativos e garantia de estabilidade funcional dos agentes reguladores que tomam as decisões regulatórias. Já em relação à atuação do MAPA, observou-se que seu ambiente institucional-jurídico detém menor autonomia regulatória, quando comparado à Anvisa e que, tem adotado desde 2015, ao menos formalmente, mecanismos processuais compatíveis com os pressupostos da neutralidade e dos procedimentos administrativos da teoria processual administrativa da regulação. Na análise de atos normativos, observou-se que a Anvisa adotou procedimentos em conformidade com os pressupostos da teoria processual administrativa da regulação na RDC nº 328/2019 e na Instrução Normativa nº 51/2019. Enquanto que o MAPA, no Ofício Circular nº 15/2022/DIPOA, não atendeu os pressupostos de tal teoria, pois os procedimentos não foram exteriorizados e não houve participação do setor regulado e da sociedade na produção interna do ato normativo.
Abstract: This monograph evaluates the performance of the two regulatory bodies for food of animal origin in Brazil, the National Health Surveillance Agency (Anvisa) and the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA), based on administrative process theory of regulation of Steven Paul Croley. The main premise of this theory is that the administrative process adopted by regulatory agencies better protects the ability to serve the public interest, due to its procedural and institutional decision-making characteristics. In analyzing Anvisa's regulatory activities, it was observed that this regulatory agency has institutional tools consistent with this theory, such as preserving its autonomy, adopting administrative procedures and guaranteeing the functional stability of regulatory agents that make regulatory decisions. In relation to the performance of MAPA, it is observed that its institutional-legal environment has less regulatory autonomy, when compared to Anvisa and that, since 2015, it has adopted, at least formally, procedural negotiation compatible with neutrality contracts and administrative procedures of the administrative procedural theory of regulation. In the analysis of normative acts, it was observed that Anvisa adopted procedures in accordance with the budgets of the administrative procedural theory of regulation in RDC No. 328/2019 and Normative Instruction No. 51/2019. While MAPA, in Circular Letter No. 15/2022/DIPOA, did not meet the budgets of such theory, as the procedures were not externalized and there was no participation of the regulated sector and society in the internal production of the normative act.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
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