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Título: A disciplina dos loucos : diálogos entre O alienista e Michel Foucault
Autor(es): Amorim, Kátia Lino Rocha
Orientador(es): Theodoro Filho, Wilson Roberto
Assunto: Pena (Direito)
Foucault, Michel, 1926-1984
Loucura
Poder disciplinar
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 29-Jun-2023
Referência: AMORIM, Kátia Lino Rocha. A disciplina dos loucos: diálogos entre O alienista e Michel Foucault. 2023. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar, à luz da teoria foucaultiana, se a questão da loucura – tema central do conto O Alienista, de Machado de Assis –, é um problema, de fato, psiquiátrico, ou político-jurídico, atinente aos mecanismos de poder disciplinar, em específico – o panopticon de Bentham. Para isso, o trabalho utiliza como base a obra Vigiar e Punir, de Michael Foucault. Inicialmente, busca-se entender o processo histórico que começa no funcionamento das penas-suplício, nas quais o corpo era a única e maior forma de pagamento da pena; espécie de vingança pessoal do monarca contra o criminoso, perpassando pela proposta de punição dos juristas reformadores: suavização das penas, transparência do processo penal, até a detenção penal, que foi o aparelho de punição massivamente adotado no final do século XVIII, a contragosto dos reformadores. Em seguida, analisam-se as técnicas e mecanismos do poder disciplinar, e como as disciplinas se difundiram no corpo social, chegando, até, a estatização. Elas separam, individualizam, vigiam, classificam e invalidam os corpos. Posteriormente, estuda-se o panóptico, uma máquina de generalização e aperfeiçoamento do poder disciplinar, que surge como penitenciária perfeita, mas tem seu modo de funcionamento expandido por toda a sociedade, por sua eficiência e eficácia, por formar sociedades disciplinares normalizadas, homogeneizadas. Por fim, a vila de Itaguaí será utilizada enquanto alegoria a fim de se investigar o desenvolvimento das técnicas e mecanismos disciplinares no corpo social – em especial, o panóptico. Procura-se entender se a sociedade Itaguaiense se submeteu ao adestramento, manipulação e controle exercido por Simão Bacamarte, personagem principal e detentor do poder. Questiona-se se a sociedade Itaguaiense tornou-se disciplinar, a partir do esquema panóptico, se foi normalizada, homogeneizada e docilizada, bem como, se a Casa Verde também funcionava como uma máquina panóptica. Conclui-se que, não obstante Simão Bacamarte tenha falhado em disciplinar a sociedade de Itaguaí, a Casa Verde funcionava como perfeito aparelho panóptico, de maneira que, ao fim, o poder que disciplina, normaliza sempre prevalece, nem que para isso tenha de submeter seu próprio detentor.
Abstract: The present essay aims to analyze, in the light of Foucauldian theory, whether the question of madness – the central theme of the short story the Alienist, by Machado de Assis – is, in fact, a psychiatric problem, or a political-legal one, related to the mechanisms of disciplinary power, in particular – Bentham's panopticon. For this, the essay uses as a basis the study Discipline and Punish, by Michael Foucault. Initially, it seeks to understand the historical process that begins with the functioning of torture penalties, in which the body was the only and greatest form of payment of the penalty; kind of personal revenge of the monarch against the criminal, passing through the proposed punishment of the reforming jurists: softening of penalties, transparency of the criminal process, even criminal detention, which was the apparatus of punishment massively adopted, at the end of the 18th century, against the will of the reformers. Then, the techniques and mechanisms of disciplinary power are analyzed, and how the disciplines spread throughout the social body, even reaching nationalization. They separate, individualize, monitor, classify and invalidate bodies. Subsequently, the panopticon is studied, a machine for the generalization and improvement of disciplinary power, which appears as a perfect penitentiary, but has its mode of operation expanded throughout society, for its efficiency and effectiveness, for forming normalized, homogenized disciplinary societies. Finally, the village of Itaguaí will be used as an allegory in order to investigate the development of techniques and disciplinary mechanisms in the social body – in particular, the panopticon. It seeks to understand whether Itaguaiense society submitted to the training, manipulation and control exercised by Simão Bacamarte, the main character and holder of power. It is questioned if Itaguaiense society became disciplinary, from the panoptic scheme, if it was normalized, homogenized and docile, as well as, if the Green House also functioned as a panoptic machine. It is concluded that, despite Simão Bacamarte having failed to discipline the society of Itaguaí, the Green House functioned as a perfect panoptic device, so that, in the end, the power that disciplines, normalizes always prevails, even if it has to submit to it its own holder.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
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