Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Theodoro Filho, Wilson Roberto | - |
dc.contributor.author | Amorim, Kátia Lino Rocha | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Kátia Lino Rocha. A disciplina dos loucos: diálogos entre O alienista e Michel Foucault. 2023. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo analisar, à luz da teoria foucaultiana, se a questão da
loucura – tema central do conto O Alienista, de Machado de Assis –, é um problema, de fato,
psiquiátrico, ou político-jurídico, atinente aos mecanismos de poder disciplinar, em específico
– o panopticon de Bentham. Para isso, o trabalho utiliza como base a obra Vigiar e Punir, de
Michael Foucault. Inicialmente, busca-se entender o processo histórico que começa no
funcionamento das penas-suplício, nas quais o corpo era a única e maior forma de pagamento
da pena; espécie de vingança pessoal do monarca contra o criminoso, perpassando pela
proposta de punição dos juristas reformadores: suavização das penas, transparência do
processo penal, até a detenção penal, que foi o aparelho de punição massivamente adotado no
final do século XVIII, a contragosto dos reformadores. Em seguida, analisam-se as técnicas e
mecanismos do poder disciplinar, e como as disciplinas se difundiram no corpo social,
chegando, até, a estatização. Elas separam, individualizam, vigiam, classificam e invalidam os
corpos. Posteriormente, estuda-se o panóptico, uma máquina de generalização e
aperfeiçoamento do poder disciplinar, que surge como penitenciária perfeita, mas tem seu
modo de funcionamento expandido por toda a sociedade, por sua eficiência e eficácia, por
formar sociedades disciplinares normalizadas, homogeneizadas. Por fim, a vila de Itaguaí será
utilizada enquanto alegoria a fim de se investigar o desenvolvimento das técnicas e
mecanismos disciplinares no corpo social – em especial, o panóptico. Procura-se entender se a
sociedade Itaguaiense se submeteu ao adestramento, manipulação e controle exercido por
Simão Bacamarte, personagem principal e detentor do poder. Questiona-se se a sociedade
Itaguaiense tornou-se disciplinar, a partir do esquema panóptico, se foi normalizada,
homogeneizada e docilizada, bem como, se a Casa Verde também funcionava como uma
máquina panóptica. Conclui-se que, não obstante Simão Bacamarte tenha falhado em
disciplinar a sociedade de Itaguaí, a Casa Verde funcionava como perfeito aparelho panóptico,
de maneira que, ao fim, o poder que disciplina, normaliza sempre prevalece, nem que para
isso tenha de submeter seu próprio detentor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pena (Direito) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Loucura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder disciplinar | pt_BR |
dc.title | A disciplina dos loucos : diálogos entre O alienista e Michel Foucault | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T13:37:04Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29T13:37:04Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35160 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present essay aims to analyze, in the light of Foucauldian theory, whether the question of
madness – the central theme of the short story the Alienist, by Machado de Assis – is, in fact,
a psychiatric problem, or a political-legal one, related to the mechanisms of disciplinary
power, in particular – Bentham's panopticon. For this, the essay uses as a basis the study
Discipline and Punish, by Michael Foucault. Initially, it seeks to understand the historical
process that begins with the functioning of torture penalties, in which the body was the only
and greatest form of payment of the penalty; kind of personal revenge of the monarch against
the criminal, passing through the proposed punishment of the reforming jurists: softening of
penalties, transparency of the criminal process, even criminal detention, which was the
apparatus of punishment massively adopted, at the end of the 18th century, against the will of
the reformers. Then, the techniques and mechanisms of disciplinary power are analyzed, and
how the disciplines spread throughout the social body, even reaching nationalization. They
separate, individualize, monitor, classify and invalidate bodies. Subsequently, the panopticon
is studied, a machine for the generalization and improvement of disciplinary power, which
appears as a perfect penitentiary, but has its mode of operation expanded throughout society,
for its efficiency and effectiveness, for forming normalized, homogenized disciplinary
societies. Finally, the village of Itaguaí will be used as an allegory in order to investigate the
development of techniques and disciplinary mechanisms in the social body – in particular, the
panopticon. It seeks to understand whether Itaguaiense society submitted to the training,
manipulation and control exercised by Simão Bacamarte, the main character and holder of
power. It is questioned if Itaguaiense society became disciplinary, from the panoptic scheme,
if it was normalized, homogenized and docile, as well as, if the Green House also functioned
as a panoptic machine. It is concluded that, despite Simão Bacamarte having failed to
discipline the society of Itaguaí, the Green House functioned as a perfect panoptic device, so
that, in the end, the power that disciplines, normalizes always prevails, even if it has to submit
to it its own holder. | pt_BR |
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