Título: | Atendimento lúdico-pedagógico em enfermaria pediátrica |
Autor(es): | Santos, Priscila Mariana Dias dos |
Orientador(es): | Sá, Antônio Villar Marques de |
Assunto: | Pedagogia hospitalar Brinquedoteca Ludicidade |
Data de apresentação: | 26-Jan-2023 |
Data de publicação: | 13-Jun-2023 |
Referência: | SANTOS, Priscila Mariana Dias dos. Atendimento lúdico-pedagógico em enfermaria pediátrica. 2023. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso de graduação de Pedagogia tem como objetivo apresentar uma investigação sobre os atendimentos lúdico-pedagógicos realizados no leito em um Hospital Público de Brasília, DF. Portanto, o foco principal é a ludicidade hospitalar, que é voltada para a humanização no contexto da Pedagogia Hospitalar. O método da pesquisa foi composto por estudo bibliográfico, observação e registro prático no estágio e pelas constatações feitas ao longo da experiência profissional. A pesquisa teórica reconhece a ludicidade hospitalar como um tema relevante e pretende mostrar a necessidade do pedagogo em utilizá-la no processo educacional de forma prazerosa e divertida. Apresenta, também, a legislação pertinente, que embasa a execução desta importante temática. Partindo das informações obtidas realiza uma reflexão sobre a atuação do pedagogo em ambientes hospitalares com ludicidade. Tendo como ponto chave o processo de humanização idealizado por teóricos e efetuado por pedagogos em enfermarias pediátricas. |
Abstract: | The present work for the conclusion of an undergraduate course in Pedagogy aims to present an investigation into the playful care provided in bed at a Public Hospital in Brasília, DF. Therefore, the main focus is hospital playfulness, which is aimed at humanization in the context of Hospital Pedagogy. The research method consisted of a bibliographical study, observation and practical record during the internship and also by the findings made throughout the professional experience. The theoretical research recognizes hospital playfulness as a relevant theme and intends to show the need for educators to use it in the educational process in a pleasant and fun way. It also presents the relevant legislation, which supports the execution of this important theme. Based on the information obtained, it reflects on the role of the pedagogue in hospital environments with playfulness. Having as a key point the process of humanization idealized by theorists and carried out by pedagogues in pediatric wards. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.