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Título: O Programa de Educadores Sociais Voluntários do Distrito Federal (ESV) : um olhar para a educação inclusiva
Autor(es): Almeida Júnior, Wellington Pinto de
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Distrito Federal (DF) - educação
Educação inclusiva
Escolas públicas
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 13-Jun-2023
Referência: ALMEIDA JÚNIOR, Wellington Pinto de. O Programa de Educadores Sociais Voluntários do Distrito Federal (ESV): um olhar para a educação inclusiva. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Programa Educador Social Voluntário - ESV, no Distrito Federal, tem como objetivo melhorar o atendimento das unidades públicas de ensino da Unidade Federativa com a oferta serviços de apoio, principalmente, às atividades de Educação em Tempo Integral (no Ensino Fundamental e na Educação Infantil) e aos estudantes com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência e Transtorno do Espectro Autista - TEA, no exercício das atividades diárias nas Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Segundo a portaria atual do programa, os voluntários selecionados atuarão nas unidades escolares cumprindo suas funções sob a orientação das equipes gestoras e pedagógicas das escolas. Considerando que todos possuem direito à educação pública desenhada constitucional e infraconstitucionalmente, com uma educação gratuita, de qualidade, plural, igualitária, equitativa, democrática e inclusiva; requisitos estes, assegurados pela Constituição Federal de 1988 e pelas leis que regulamentam e complementam a do direito à Educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996; e tendo em vista que o programa é direcionado, entre outros, para o atendimento de estudantes com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência e Transtorno do Espectro Autista - TEA, este artigo visa analisar se tais aspectos são contemplados pela própria política do programa, por meio de uma análise dos documentos que o regem: a Lei Distrital n° 3.506/2004, o Decreto Distrital n° 37.010/2015 e as Portarias anuais publicadas anualmente pela Secretaria de Estado de Educação que definem as funções dos voluntários e critérios de seleção do programa. Como conclusão do estudo, percebe-se que existem incompatibilidades entre a política do programa e a oferta de uma educação pública, gratuita, inclusiva, equitativa, igualitária e de qualidade, principalmente para os estudantes com necessidades educacionais especiais e deficiência.
Abstract: The Volunteer Social Educator Program - ESV, in the Federal District, aims to improve the service of public teaching units of the Federative Unit by offering support services, mainly, to Full Time Education activities (in Elementary School and Kindergarten) and students with special educational needs and/or disabilities and Autism Spectrum Disorder - ASD, in the exercise of daily activities in the School Units of the Public Education Network of the Federal District. According to the current ordinance of the program, the selected volunteers will work in the school units, fulfilling their functions under the guidance of the management and pedagogical teams of the schools. Considering that everyone has the right to public education designed constitutionally and infraconstitutionally, with free, quality, plural, egalitarian, equitable, democratic and inclusive education; these requirements, ensured by the Federal Constitution of 1988 and by the laws that regulate and complement the right to Education, such as the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB), of 1996; and bearing in mind that the program is aimed, among others, at assisting students with special educational needs and/or disabilities and Autistic Spectrum Disorder - ASD, this article aims to analyze whether such aspects are covered by the program's policy itself, for through an analysis of the documents that govern it: District Law no 3.506/2004, District Decree no 37.010/2015 and the annual Ordinances published annually by the State Department of Education that define the functions of volunteers and selection criteria for the program. As a conclusion of the study, it is clear that there are incompatibilities between the program's policy and the provision of public, free, inclusive, equitable, egalitarian and quality education, especially for students with special educational needs and disabilities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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