Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Shynkarenko, Olexiy | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Alexandre Ponte | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Alexandre Ponte. Análise numérica conjugada e acoplada de motores estato-reatores. 2023. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um estudo abrangendo os fatores imperantes no processo operacional de motores estato-reatores foi realizado, desde a fundamentação teórica necessária para o desenvolvimento
do caso estipulado, até a definição das condições necessárias para formulação analítica
e numérica do problema. Este trabalho é fundamentado na necessidade de identificação
das características de operação do motor ramjet mantido no Laboratório de Propulsão
Química (CPL), como passo essencial para a determinação das margens de segurança
operacional. A fundamentação teórica abordada aglutina um estudo dos princípios físicos regentes dos processos decorrentes da operação do motor no ambiente de laboratório,
abrangendo o aquecedor, que simula o escoamento através do difusor, a câmara de combustão e o bocal, bem como o volume de controle interno. A partir dessa fundamentação,
foi possível descrever a metodologia de resolução numérica para o fluxo de calor, adotada
pelo software ANSYS tanto no meio sólido, abordado pela lei de Fourier, quanto pelo desenvolvimento do escoamento, explicitado pelas equações de Navier-Stokes. A obtenção de
uma solução parte, inicialmente, de uma fundamentação teórica dos conceitos que abrangem o problema, de operação nominal do motor em regime permanente, até a concepção
do estudo nos ambientes numéricos ANSYS Fluent e Mechanical. O estudo numérico foi
dividido em uma simulação conjugada e uma simulação acoplada, ambas descrevendo o
mesmo caso. As condições de contorno, malhas de simulação e condições de acoplamento
foram estabelecidas e descritas, com a preparação de todos os subsistemas necessários para
a realização da simulação acoplada, bem como o desenvolvimento da resolução conjugada
no Fluent. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fluidodinâmica computacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores de foguetes | pt_BR |
dc.title | Análise numérica conjugada e acoplada de motores estato-reatores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T13:21:01Z | - |
dc.date.available | 2023-05-25T13:21:01Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34942 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A study encompassing the prevailing factors in the operational process of ramjet engines
was carried out, from the theoretical foundation necessary for the development of the stip ulated case, up to the definition of the necessary conditions for analytical and numerical
formulation of the problem. This work is based on the necessity to identify the operational
characteristics of the ramjet engine maintained in the Chemical Propulsion Laboratory
(CPL), as an essential step for the determination of the operational safety margins. The
theoretical foundation addressed aggregates a study of the physical principles governing
the processes resulting from the engine operation in the laboratory environment, surround ing the heater, which simulates the flow through the diffuser, the combustion chamber and
the nozzle, as well as the internal control volume. From this foundation, it was possible
to describe the numerical resolution methodology for heat flow, adopted by the ANSYS
software both in the solid medium, explained by the Fourier law, and in the development
of the flow, elucidated by the Navier-Stokes equations. The obtention of a solution starts,
initially, from a theoretical foundation of the concepts that encompass the problem of the
engine’s nominal operation in the permanent regime, up to the conception of the study
in the ANSYS Fluent and Mechanical environments. The numerical study was divided
into a conjugate simulation and a coupled simulation, both describing the same case. The
boundary conditions, simulation meshes and coupling conditions were established and
described, with the preparation of all the necessary subsystems for the realization of the
coupled simulation, as well as the development of the conjugate resolution in Fluent. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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