Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DeboraGomesLimaSilva_tcc.pdf3,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reeducação da escrita : a perda total ou parcial do movimento no membro superior dominante
Autor(es): Silva, Débora Gomes Lima
Orientador(es): Silva, Daniela Barros Pontes e
Assunto: Membros superiores - reabilitação
Escrita
Pedagogia hospitalar
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 23-Mai-2023
Referência: SILVA, Débora Gomes Lima. Reeducação da escrita: a perda total ou parcial do movimento no membro superior dominante. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A escrita manual faz parte do cotidiano de muitas pessoas, esse ato que para uns é tão simples, para outros é dificultado em decorrência do comprometimento do Membro Superior Dominante. A Pedagogia Hospitalar na área do adulto em um contexto de Reabilitação pode contribuir de forma significativa na compensação do membro lesionado em conjunto com uma equipe multidisciplinar para proporcionar a Reeducação da Escrita. O estudo tem como objetivo compreender como se dá o processo de Reeducação da Escrita em pessoas que tiveram comprometimento parcial ou total no Membro Superior Dominante. Trata-se de um estudo realizado a partir de um delineamento qualitativo pautando-se na pesquisa bibliográfica e no relato de experiência a partir da vivência de estágio em um hospital de Reabilitação.
Abstract: Handwriting is part of many people's daily lives, a simple action for many, but a difficulty to the ones with Dominant Upper Limb compromised. Hospital Pedagogy in the adult sector in the Rehabilitationcontext can significantly contribute to compensate the injured limb side by side with a multidisciplinary team to provide Writing Re-education. The study aims to understand how the process of Writing Re-education takes place in people who had partial or total Dominant Upper Limb compromised. This study is based on a qualitative approach based on bibliographical research and experience report based on an internship in a Rehabilitation hospital.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.