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dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorDurães, Jaqueline Cardoso-
dc.identifier.citationDURÃES, Jaqueline Cardoso. Doença falciforme na escola? 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo tem como problema de pesquisa verificar como a temática da doença falciforme emerge nas séries iniciais da Educação Básica. A hipótese construída, ao longo da investigação, é que a enfermidade é invisibilizada no contexto escolar, e está ausente na formação inicial e continuada de professores. Diante disso, essa pesquisa mapeou a abordagem dada à doença falciforme nas séries iniciais, buscando identificar a produção científica sobre a patologia no contexto escolar, o tratamento dado à enfermidade em um livro didático e apontar caminhos científicos para traduzir a temática para o 5o ano do ensino fundamental. Baseada em pesquisa qualitativa, realizou-se análise documental da legislação educacional vigente, como, por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo em Movimento - 5º ano - Ensino de Ciências, e análise de conteúdo do livro didático intitulado “Ciências” (CRUZ, 2018) para o 5o Ano - Ensino Fundamental, do componente curricular Ensino de Ciências, da editora FTD (manual do professor), especificamente a Unidade - 3. Essa escolha se justifica dado o fato de que somente nessa etapa escolar aparece o sistema circulatório como objeto de conhecimento e já que a doença falciforme é caracterizada por uma enfermidade do sangue, infere-se que há amparo legal para surgimento da temática no livro didático que será selecionado, assim como, para pensar caminhos científicos e didáticos. Os resultados obtidos apontam para uma ausência da abordagem no livro didático, confirma a hipótese inicial, da temática não figurar na formação inicial e continuada dos docentes, e identifica o impacto negativo dessa invisibilidade na trajetória educacional das pessoas com a enfermidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHemoglobinopatiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAnemia falciformept_BR
dc.titleDoença falciforme na escola?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T15:09:49Z-
dc.date.available2023-05-23T15:09:49Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34905-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The research problem of this study is to verify how the theme of sickle cell disease emerges in the initial grades of Basic Education. The hypothesis constructed, throughout the investigation, is that the disease is made invisible in the school context, and is absent in the initial and continued training of teachers. In view of this, this research mapped the approach given to sickle cell disease in the early grades, seeking to identify the scientific production on the pathology in the school context, the treatment given to the disease in a textbook and to point out scientific ways to translate the theme for the 5th year of elementary School. Based on qualitative research, a document analysis of the current educational legislation was carried out, such as, for example, the National Common Curricular Base (BNCC), the Curriculum in Motion - 5th grade - Science Teaching, and content analysis of the textbook entitled “ Sciences” (CRUZ, 2018) for the 5th Year - Elementary School, from the curricular component Teaching of Sciences, from the publisher FTD (teacher's manual), specifically Unit - 3. This choice is justified given the fact that only in this grade school the circulatory system appears as an object of knowledge and since sickle cell disease is characterized by a blood disease, it is inferred that there is legal support for the emergence of the theme in the textbook that will be selected, as well as to think about scientific and didactic paths. The results obtained point to an absence of the approach in the textbook, confirms the initial hypothesis, that the theme does not figure in the initial and continued training of teachers, and identifies the negative impact of this invisibility on the educational trajectory of people with the diseasept_BR
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