Título: | A contação de histórias nos primeiros anos do ensino fundamental : experiência pedagógica |
Autor(es): | Sousa, Aparecida Idalino de |
Orientador(es): | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro |
Assunto: | Contação de histórias Ensino fundamental - séries iniciais Leitura - educação |
Data de apresentação: | 2-Fev-2023 |
Data de publicação: | 23-Mai-2023 |
Referência: | SOUSA, Aparecida Idalino de. A contação de histórias nos primeiros anos do ensino fundamental: experiência pedagógica. 2023. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo compreender a contação de histórias nos primeiros anos
do ensino fundamental como uma experiência pedagógica. No que diz respeito à metodologia,
o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. O artigo está
estruturado em cinco partes, sendo elas: (i) a introdução, (ii) a revisão bibliográfica a respeito
do tema, (iii) o relatório do projeto: Amor pelos contos, fábulas e livros infantis, realizado em
uma escola pública do Distrito Federal, (iv) as observações e resultados do projeto, onde
encontram-se os resultados da pesquisa, descritos de modo a dialogar com a revisão
bibliográfica e (v) as considerações finais. Este estudo evidenciou que a contação de histórias,
em sala de aula, traz possibilidades significativas, pois é capaz de promover estímulos que
auxiliam as crianças a compreenderem seus sentimentos, desperta o interesse nos livros e gera
momentos de identificação sociocultural. |
Abstract: | This article had as an objective to understand storytelling in the early years of
elementary school as a pedagogical experience. With regard to the methodology, the work
was developed from bibliographical research and action research. The article is structured in
five parts, which are the introduction, the bibliographic review about the topic, the report of
project: Love for tales, fables and children's books, carry out in a public school of Federal
District, the final considerations, where the search result are located, it is describe in a way to
dialogue with bibliography review, and the fifth part is destined to the bibliographic
references. This study evidenced that storytelling in the classroom brings significant
possibilities, because it is capable of promoting stimuli that help children to understand their
feelings, it arouses the interest of books and creates moments of culture identification. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.