Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Marciel, Marcela Mota Gabriel | - |
dc.identifier.citation | MARCIEL, Marcela Mota Gabriel. Ludicidade e brincadeiras na educação infantil: algumas reflexões sobre as aprendizagens. 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ato de brincar é um direito legal na vida de qualquer criança e principalmente no período pré-escolar. As brincadeiras e os jogos auxiliam no processo de desenvolvimento cognitivo e motor nos seus primeiros anos, conciliando com o aumento de habilidades de reconhecimento de si, do outro e ao mesmo tempo descobrindo e explorando o mundo físico, social e cultural a partir de interações com o exercício de brincar. Foram analisados textos da SEEDF (DISTRITO FEDERAL, 2018, 2021) e documentos nacionais como a BNCC (BRASIL, 2018), o ECA (BRASIL, 1990), o RCNEI (BRASIL, 1998a, 1998b), entre outros voltados à educação que estão em vigor e que descrevem essa importância extrema da ludicidade nas
escolas e no dia a dia da criança. Como objetivo deste trabalho, compreende-se a necessidade do cotidiano delas estar precisamente ligado no cuidar e educar com a ludicidade através das brincadeiras e do brincar, pois no decorrer do trabalho será observado que essa ação exercita a imaginação, a sensibilidade visual e auditiva, influencia nos comportamentos sociais, aprendendo a ter regras e gerando conhecimentos através dessa prática do brincar. Com experiências obtidas por dois anos em uma instituição privada, trabalhando o uso de materiais lúdicos e acolchoados nas aulas de psicomotricidade; como também a utilização de brinquedos que exercitassem a coordenação motora grossa na educação física, o desempenho positivo no decorrer do ano com a turma trouxe um resultado consideravelmente satisfatório. Portanto, nota-se que os jogos e as brincadeiras precisam fazer parte também da rotina pré-escolar conduzindo de forma natural a interação da criança com a sociedade, assim como permite a ela uma autonomia no seu desenvolvimento. Para isso, os profissionais da educação precisam estar em comunhão com a realidade de cada educando, conhecendo suas particularidades e vivências para conduzir com competência o planejamento das atividades lúdicas propostas. Dessa forma, é necessário que esteja presente na formação de professores e principalmente no contato das pré-escolas com as famílias sobre a importância da ludicidade da vida da criança desde seu nascimento, com isso incentivando suas interações e auxiliando nos seus processos de descobrimento e desenvolvimento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
dc.title | Ludicidade e brincadeiras na educação infantil : algumas reflexões sobre as aprendizagens | pt_BR |
dc.title.alternative | Ludicity and games in early childhood education : some reflections on learning | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T13:32:18Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T13:32:18Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34898 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The act of playing is a legal right in the life of any child and especially in the preschool period. Play and games help in the process of cognitive and motor development in their early years, reconciling with the increase in self-recognition skills, the other and at the same time discovering and exploring the physical, social and cultural world from interactions with playing exercise. Texts from the SEEDF (DISTRITO FEDERAL, 2018, 2021) and national documents such as the BNCC (BRASIL, 2018), the ECA (BRASIL, 1990), the RCNEI (BRASIL, 1998a, 19986), among others focused on education were analyzed. in force and 'which describe the extreme importance of playfulness in sehools and in children's daily lives. As an objective of this work, it is understood the need for their daily lives to be precisely linked to caring and educating with playfulness through games and playing, because in the course of the work it will be observed that this action exercises the imagination, the visual and auditory sensitivity, influences social behavior, leaming to have rules and generating knowledge through this practice of playing. With experiences obtained during two years in a private institution, working with the use of playful and padded materials in psychomotricity classes; as well as the use of toys that exercise gross motor coordination in physical education, the positive performance throughout the year with the class brought a considerably satisfactory result. Therefore, it is noted that games and games also need to be part of the preschool routine, naturally leading the child's interaction with society, as well as allowing him autonomy in his development. For this, education professionals need to be in communion with the reality of each student, knowing their particularities and experiences in order to competently conduct the planning of the proposed recreational activíties. In this way, it is necessary to be present in the training of teachers and especially in the contact between preschools and famiílies about the importance of playfulness in the child's life from birth, thereby encouraging their interactions and helping in their processes of discovery and development. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|