Título: | Adolescência da região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol : representações sobre o trabalho |
Autor(es): | Barroso, Samara Edjanilly Gomes |
Orientador(es): | Silva, Caetana Juracy Rezende |
Assunto: | Educação e trabalho Juventude Sol Nascente (DF) |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 23-Mai-2023 |
Referência: | BARROSO, Samara Edjanilly Gomes. Adolescência da região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol: representações sobre o trabalho. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso se volta para o exame das relações
entre educação e trabalho, tendo como objeto de estudo as representações sobre o
mundo do trabalho de jovens que vivem em regiões periféricas, considerando as
questões socioeconômicas e culturais que atravessam esses espaços e impactam
nas trajetórias desses sujeitos. Para tanto, a opção foi por uma pesquisa de cunho
qualitativo, com a realização de estudo de campo, por meio de entrevista com
adolescentes estudantes moradores da Região Administrativa do Sol Nascente/Pôr
do Sol, no Distrito Federal. O estudo permitiu verificar que as imagens de trabalho
construídas pelos jovens participantes refletem um cenário precário, impregnado de
flexibilidade e insegurança. Não foi possível captar o grau de impacto do ambiente
escolar na construção dessas imagens, sendo que a escola aparece como um lugar
de passagem, sem a geração de vínculos e perspectivas de futuro. |
Abstract: | The present study focuses on examining the relationship between education and work,
having as its object of study the representations of the world of work of young people
living in peripheral regions, considering the socioeconomic and cultural issues that
cross these spaces and impact their trajectories. Therefore, the option was for
qualitative research, with the accomplishment of a field study, through interviews with
adolescent students living in the Administrative Region of Sol Nascente/Pôr do Sol, in
the Federal District. It was possible to verify that the work images constructed by the
young participants reflect a precarious scenario, impregnated with flexibility and
insecurity. However, it wasn`t achievable to capture the degree of impact of the school
environment in the elaboration of these images. The school appears as a place of
passage, without the generation of connections and perspectives for the future. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.