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Título: Infância camponesa : olhares a partir das produções acadêmicas pela perspectiva da sociologia da infância
Autor(es): Franco, Marina Domingues Vieira
Orientador(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Sociologia da infância
Educação de crianças
Espaço rural
Educação do campo
Camponeses
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 23-Mai-2023
Referência: FRANCO, Marina Domingues Vieira. AInfância camponesa: olhares a partir das produções acadêmicas pela perspectiva da sociologia da infância. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo é um desmembramento de uma pesquisa guarda- chuva acerca da infância pesquisada nos programas de pós-graduação em ciências humanas e sociais da Universidade de Brasília. A partir disso, o artigo busca ressaltar a importância do estudo de crianças pela perspectiva da sociologia na infância nas produções acadêmicas sobre educação camponesa ou infância camponesa, sendo os objetivos específicos identificar como as crianças foram compreendidas, analisar as relações com o novo paradigma da infância, e identificar as metodologias presentes nos estudos. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico das publicações acadêmicas a fim de identificar discussões sociológicas sobre a infância, a qual permitiu localizar a frequência de discussões sobre a infância camponesa. Sendo assim, a pesquisa traz como indicativos o olhar sobre as publicações científicas e a maneira como esse campo da Sociologia da Infância tem sido incorporado e considerado nas publicações.
Abstract: This article is a dismemberment of an umbrela review about a research on childhood in post-graduate programs in human and social sciences at UnB - University of Brasília. The purpose of this article is to highlight the importance of the children study from the perspective of childhood sociology in academic productions about peasant education and peasant childhood. The specific objetives of the study are to identify how children were seen, to analyze the relations with the new paradigm of childhood, and to identify the methodologies used in the studies. To achieve those goals, a bibliographical survey on academic publications was carried out in order to identify sociological discussions about childhood, which allowed us to locate the frequency of discussions about peasant childhood. Thus, the reasearch brings as indicatives a glance at scientific studies and the way this sociology field of childhood has been incorporated and considered in publications.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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