Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Voltarelli, Monique Aparecida | - |
dc.contributor.author | Franco, Marina Domingues Vieira | - |
dc.identifier.citation | FRANCO, Marina Domingues Vieira. AInfância camponesa: olhares a partir das produções acadêmicas pela perspectiva da sociologia da infância. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo é um desmembramento de uma pesquisa guarda-
chuva acerca da infância pesquisada nos programas de pós-graduação em ciências
humanas e sociais da Universidade de Brasília. A partir disso, o artigo busca ressaltar a
importância do estudo de crianças pela perspectiva da sociologia na infância nas
produções acadêmicas sobre educação camponesa ou infância camponesa, sendo os
objetivos específicos identificar como as crianças foram compreendidas, analisar as
relações com o novo paradigma da infância, e identificar as metodologias presentes nos
estudos. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico das publicações
acadêmicas a fim de identificar discussões sociológicas sobre a infância, a qual permitiu
localizar a frequência de discussões sobre a infância camponesa. Sendo assim, a pesquisa
traz como indicativos o olhar sobre as publicações científicas e a maneira como esse
campo da Sociologia da Infância tem sido incorporado e considerado nas publicações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia da infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaço rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Camponeses | pt_BR |
dc.title | Infância camponesa : olhares a partir das produções acadêmicas pela perspectiva da sociologia da infância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T12:20:23Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T12:20:23Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34895 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article is a dismemberment of an umbrela review about a research
on childhood in post-graduate programs in human and social sciences at UnB - University
of Brasília. The purpose of this article is to highlight the importance of the children study
from the perspective of childhood sociology in academic productions about peasant
education and peasant childhood. The specific objetives of the study are to identify how
children were seen, to analyze the relations with the new paradigm of childhood, and to identify the methodologies used in the studies. To achieve those goals, a bibliographical
survey on academic publications was carried out in order to identify sociological
discussions about childhood, which allowed us to locate the frequency of discussions
about peasant childhood. Thus, the reasearch brings as indicatives a glance at scientific
studies and the way this sociology field of childhood has been incorporated and
considered in publications. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|