Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoAlbertoBastosRodrigues_tcc.pdf613,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crianças e adolescentes hospitalizados : possibilidades pedagógicas por meio da escuta sensível
Outros títulos: Hospitalized children and adolescents : pedagogical possibilities through sensitive listening
Autor(es): Rodrigues, João Alberto Bastos
Orientador(es): Oliveira, Adriana da Silva Ramos de
Assunto: Crianças hospitalizadas
Pedagogia hospitalar
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 23-Mai-2023
Referência: RODRIGUES, João Alberto Bastos. Crianças e adolescentes hospitalizados: possibilidades pedagógicas por meio da escuta sensível. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo refere-se a Pedagogia Hospitalar, tem um olhar direcionado para as particularidades das crianças e adolescentes que estão vivendo a realidade de internação considerando as suas necessidades de continuação dos processos educativos. Portanto o objetivo geral é: analisar a importância do trabalho pedagógico desenvolvido no hospital para as crianças e adolescentes que estão internados considerando as dificuldades e desafios de aprendizagem nesses locais. Ao longo do trabalho os seguintes objetivos específicos foram traçados: a) verificar se existe necessidade de transformar o ambiente hospitalar em um ambiente lúdico para que aconteçam as aprendizagens; b) demonstrar a importância de atender as especificidades pedagógicas de cada criança e/ou adolescente hospitalizados. Este estudo tem como referência as vivências acadêmicas de um estágio supervisionado que foi realizado em um hospital, localizado no Distrito Federal, onde as experiências aconteceram tanto na área em que as crianças e adolescente estavam internadas, quanto nas brinquedotecas localizadas dentro do hospital e na área ambulatorial. Os resultados da pesquisa demonstraram que trabalho pedagógico desenvolvido no hospital é de suma importância, pois muitas vezes a realidade dentro dos hospitais para as crianças que estão internadas é complexa e é importante que o pedagogo hospitalar tente modificar esse ambiente através de uma escuta e um olhar sensível para que o sofrimento gerado seja amenizado de forma lúdica, colaborativa e multiprofissional.
Abstract: This study refers to Hospital Pedagogy, has a focus on the particularities of children and adolescents who are living the reality of hospitalization, considering their needs for continuation of educational processes. Therefore, the general objective is: to analyze the importance of the pedagogical work developed in the hospital for children and adolescents who are hospitalized, considering the difficulties and learning challenges in these places. Throughout the work, the following specific objectives were outlined: a) to verify if there is a need to transform the hospital environment into a playful environment for learning to take place; b) demonstrate the importance of meeting the pedagogical specificities of each hospitalized child and/or adolescent. This study has as reference the academic experiences of a supervised internship that was carried out in a hospital, located in the Federal District, where the experiences took place both in the area where the children and adolescents were hospitalized, as well as in the toy libraries located inside the hospital and in the area outpatient. The results of the research demonstrated that the pedagogical work developed in the hospital is of paramount importance, because the reality inside the hospitals for the children who are hospitalized is often complex and it is important that the hospital pedagogue tries to modify this environment through a listening and a look. sensitive so that the suffering generated is alleviated in a playful, collaborative and multidisciplinary way.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.