Título: | Crianças e adolescentes hospitalizados : possibilidades pedagógicas por meio da escuta sensível |
Outros títulos: | Hospitalized children and adolescents : pedagogical possibilities through sensitive listening |
Autor(es): | Rodrigues, João Alberto Bastos |
Orientador(es): | Oliveira, Adriana da Silva Ramos de |
Assunto: | Crianças hospitalizadas Pedagogia hospitalar Pedagogos - prática profissional |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 23-Mai-2023 |
Referência: | RODRIGUES, João Alberto Bastos. Crianças e adolescentes hospitalizados: possibilidades pedagógicas por meio da escuta sensível. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este estudo refere-se a Pedagogia Hospitalar, tem um olhar direcionado para as particularidades
das crianças e adolescentes que estão vivendo a realidade de internação considerando as suas
necessidades de continuação dos processos educativos. Portanto o objetivo geral é: analisar a
importância do trabalho pedagógico desenvolvido no hospital para as crianças e adolescentes
que estão internados considerando as dificuldades e desafios de aprendizagem nesses locais.
Ao longo do trabalho os seguintes objetivos específicos foram traçados: a) verificar se existe
necessidade de transformar o ambiente hospitalar em um ambiente lúdico para que aconteçam
as aprendizagens; b) demonstrar a importância de atender as especificidades pedagógicas de
cada criança e/ou adolescente hospitalizados. Este estudo tem como referência as vivências
acadêmicas de um estágio supervisionado que foi realizado em um hospital, localizado no
Distrito Federal, onde as experiências aconteceram tanto na área em que as crianças e
adolescente estavam internadas, quanto nas brinquedotecas localizadas dentro do hospital e na
área ambulatorial. Os resultados da pesquisa demonstraram que trabalho pedagógico
desenvolvido no hospital é de suma importância, pois muitas vezes a realidade dentro dos
hospitais para as crianças que estão internadas é complexa e é importante que o pedagogo
hospitalar tente modificar esse ambiente através de uma escuta e um olhar sensível para que o
sofrimento gerado seja amenizado de forma lúdica, colaborativa e multiprofissional. |
Abstract: | This study refers to Hospital Pedagogy, has a focus on the particularities of children and
adolescents who are living the reality of hospitalization, considering their needs for
continuation of educational processes. Therefore, the general objective is: to analyze the
importance of the pedagogical work developed in the hospital for children and adolescents who
are hospitalized, considering the difficulties and learning challenges in these places.
Throughout the work, the following specific objectives were outlined: a) to verify if there is a
need to transform the hospital environment into a playful environment for learning to take place;
b) demonstrate the importance of meeting the pedagogical specificities of each hospitalized
child and/or adolescent. This study has as reference the academic experiences of a supervised
internship that was carried out in a hospital, located in the Federal District, where the
experiences took place both in the area where the children and adolescents were hospitalized,
as well as in the toy libraries located inside the hospital and in the area outpatient. The results
of the research demonstrated that the pedagogical work developed in the hospital is of
paramount importance, because the reality inside the hospitals for the children who are
hospitalized is often complex and it is important that the hospital pedagogue tries to modify this
environment through a listening and a look. sensitive so that the suffering generated is alleviated
in a playful, collaborative and multidisciplinary way. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.