Título: | Adultocentrismo, infâncias e educação : a exclusão das crianças do debate acerca da pandemia e escola |
Autor(es): | Borges, Lara Pereira Campos |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Coorientador(es): | Dantas, Ellen Elizabeth da Silva |
Assunto: | Adultocentrismo Pandemia covid-19 Infância |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 23-Mai-2023 |
Referência: | BORGES, Lara Pereira Campos. Adultocentrismo, infâncias e educação: a exclusão das crianças do debate acerca da pandemia e escola. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho propõe a discussão acerca da exclusão das crianças da participação cidadã, focando-se na questão da escola durante a pandemia de COVID-
19. Objetiva-se refletir sobre o sistema de dominação dos adultos sobre as crianças, nomeado adultocentrismo, e apresentar a visão de duas crianças do Distrito Federal
sobre a temática. Além disso, busca-se incentivar pessoas ligadas à educação
interessadas na reflexão acerca do tema. Com esse objetivo e a partir da revisão
bibliográfica, tendo como base as contribuições de Santiago Morales (2018), Gabriela
Maristris (2018), Hernan Ouviña (2018), dentre outros, foi possível demarcar a base
teórica para tais fundamentações. Para além disso, por meio da pesquisa qualitativa
e procedimentos metodológicos como entrevistas com as crianças, foi possível
analisar os pensamentos das mesmas e reconhecê-los. Por fim, após os estudos,
análises e reflexões considera-se que em âmbito geral as crianças ainda são muito
excluídas de participações sociais e políticas, porém pode-se afirmar que já existem
projetos que visam mudar esse paradigma e que, sem dúvida, a participação cidadã
infantil é de imensa riqueza, fruto de direitos que devem ser respeitados. |
Resumén: | El presente trabajo propone a discusión acerca de la exclusión de los niños de
la participación ciudadana, con énfasis en la cuestión de la escuela en la pandemia.
Teniendo como objetivo reflexionar sobre el sistema de dominación de los adultos con
los niños, lo que es llamado de adultocentrismo, presentar la visión de dos niños del
Distrito Federal del Brasil acerca de la temática e incentivar personas ligadas a la
educación e interesadas en reflexionar sobre este tema. Con este objetivo y a partir
de la revisión bibliográfica, con aportes de Santiago Morales (2018), Gabriela Magistris
(2018), Hernan Ouviña (2018), entre otros, se logró demarcar las bases teóricas de
dichos fundamentos. Además, a través de investigaciones cualitativas y
procedimientos metodológicos como entrevistas con niños, fue posible analizar sus
pensamientos y reconocerlos. Finalmente, luego de estudios, análisis y reflexiones se
considera que en general, la niñez sigue estando muy excluida de la participación
social y política, pero se puede decir que ya existen proyectos que apuntan a cambiar
este paradigma y que, sin duda, el La participación ciudadana infantil es una riqueza
inmensa, fruto de derechos que deben cumplirse. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.