Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34888
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LaraPereiraCamposBorges_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adultocentrismo, infâncias e educação : a exclusão das crianças do debate acerca da pandemia e escola
Autor(es): Borges, Lara Pereira Campos
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Coorientador(es): Dantas, Ellen Elizabeth da Silva
Assunto: Adultocentrismo
Pandemia
Covid-19
Infância
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 23-Mai-2023
Referência: BORGES, Lara Pereira Campos. Adultocentrismo, infâncias e educação: a exclusão das crianças do debate acerca da pandemia e escola. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho propõe a discussão acerca da exclusão das crianças da participação cidadã, focando-se na questão da escola durante a pandemia de COVID- 19. Objetiva-se refletir sobre o sistema de dominação dos adultos sobre as crianças, nomeado adultocentrismo, e apresentar a visão de duas crianças do Distrito Federal sobre a temática. Além disso, busca-se incentivar pessoas ligadas à educação interessadas na reflexão acerca do tema. Com esse objetivo e a partir da revisão bibliográfica, tendo como base as contribuições de Santiago Morales (2018), Gabriela Maristris (2018), Hernan Ouviña (2018), dentre outros, foi possível demarcar a base teórica para tais fundamentações. Para além disso, por meio da pesquisa qualitativa e procedimentos metodológicos como entrevistas com as crianças, foi possível analisar os pensamentos das mesmas e reconhecê-los. Por fim, após os estudos, análises e reflexões considera-se que em âmbito geral as crianças ainda são muito excluídas de participações sociais e políticas, porém pode-se afirmar que já existem projetos que visam mudar esse paradigma e que, sem dúvida, a participação cidadã infantil é de imensa riqueza, fruto de direitos que devem ser respeitados.
Resumén: El presente trabajo propone a discusión acerca de la exclusión de los niños de la participación ciudadana, con énfasis en la cuestión de la escuela en la pandemia. Teniendo como objetivo reflexionar sobre el sistema de dominación de los adultos con los niños, lo que es llamado de adultocentrismo, presentar la visión de dos niños del Distrito Federal del Brasil acerca de la temática e incentivar personas ligadas a la educación e interesadas en reflexionar sobre este tema. Con este objetivo y a partir de la revisión bibliográfica, con aportes de Santiago Morales (2018), Gabriela Magistris (2018), Hernan Ouviña (2018), entre otros, se logró demarcar las bases teóricas de dichos fundamentos. Además, a través de investigaciones cualitativas y procedimientos metodológicos como entrevistas con niños, fue posible analizar sus pensamientos y reconocerlos. Finalmente, luego de estudios, análisis y reflexiones se considera que en general, la niñez sigue estando muy excluida de la participación social y política, pero se puede decir que ya existen proyectos que apuntan a cambiar este paradigma y que, sin duda, el La participación ciudadana infantil es una riqueza inmensa, fruto de derechos que deben cumplirse.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.