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Título: Representações sociais sobre as aulas de Química dos estudantes do ensino médio : um olhar para a (des)motivação
Autor(es): Dombroski, Mauricio Sales de Almeida
Orientador(es): Cortez, Jheniffer Micheline
Assunto: Representações sociais
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 11-Mai-2023
Referência: DOMBROSKI, Mauricio Sales de Almeida. Representações sociais sobre as aulas de Química dos estudantes do ensino médio: um olhar para a (des)motivação. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No presente estudo realizamos uma investigação do perfil motivacional dos estudantes do Centro de Ensino Médio - CEM, durante as aulas de Química, bem como identificamos as representações sociais de um conjunto de alunos acerca de seus sentimentos e/ou emoções evocados nas aulas de Química. A pesquisa, de natureza hibrida, foi desenvolvida por meio de uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa). O lócus da pesquisa foi o CED 12 de Ceilândia - DF, tendo como participantes 84 alunos de diferentes anos e turnos do Ensino Médio. A fim de compreender a motivação dos estudantes, fundamentamos o estudo na Teoria das Representações Sociais (TRS) e na Teoria da Autodeterminação (TAD). Inicialmente, utilizamos a técnica de Evocação Livre, empregando o termo indutor “aula de Química” de modo que os estudantes evoquem seus sentimentos e/ou emoções. Posteriormente, aplicamos um questionário baseado na escala Likert, buscando mensurar o perfil motivacional dos estudantes. Ao fim do estudo foi realizada a triangulação dos dados para tentar estabelecer uma relação entre os sentimentos e/ou emoções evocados e o perfil motivacionais dos alunos. A partir dos resultados, foi possível caracterizar o núcleo central, bem como os elementos intermediários e periféricos das representações sociais. De modo geral, os sentimentos e/ou emoções evocados perpassam a curiosidade e alegria, passando para a dificuldade e chegando em tédio e ansiedade. Com relação ao perfil motivacional dos estudantes, obteve-se maior expressividade nos estilos regulatórios motivação intrínseca, seguido por regulação integrada e identificada, o que evidencia que os estudantes, de modo geral, apesentam-se automotivados nas aulas de química. No entanto, também se obteve mediana considerável para os estilos regulação introjetada e desmotivação, indicando que há uma parcela de alunos que não se sente motivado ou mesmo precisam de um agente externo de motivação nas aulas de química
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
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