Título: | Representações sociais sobre as aulas de Química dos estudantes do ensino médio : um olhar para a (des)motivação |
Autor(es): | Dombroski, Mauricio Sales de Almeida |
Orientador(es): | Cortez, Jheniffer Micheline |
Assunto: | Representações sociais Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 11-Mai-2023 |
Referência: | DOMBROSKI, Mauricio Sales de Almeida. Representações sociais sobre as aulas de Química dos estudantes do ensino médio: um olhar para a (des)motivação. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | No presente estudo realizamos uma investigação do perfil motivacional dos estudantes do
Centro de Ensino Médio - CEM, durante as aulas de Química, bem como identificamos as
representações sociais de um conjunto de alunos acerca de seus sentimentos e/ou emoções
evocados nas aulas de Química. A pesquisa, de natureza hibrida, foi desenvolvida por meio de
uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa). O lócus da pesquisa foi o CED 12 de
Ceilândia - DF, tendo como participantes 84 alunos de diferentes anos e turnos do Ensino
Médio. A fim de compreender a motivação dos estudantes, fundamentamos o estudo na Teoria
das Representações Sociais (TRS) e na Teoria da Autodeterminação (TAD). Inicialmente,
utilizamos a técnica de Evocação Livre, empregando o termo indutor “aula de Química” de
modo que os estudantes evoquem seus sentimentos e/ou emoções. Posteriormente, aplicamos
um questionário baseado na escala Likert, buscando mensurar o perfil motivacional dos
estudantes. Ao fim do estudo foi realizada a triangulação dos dados para tentar estabelecer uma
relação entre os sentimentos e/ou emoções evocados e o perfil motivacionais dos alunos. A
partir dos resultados, foi possível caracterizar o núcleo central, bem como os elementos
intermediários e periféricos das representações sociais. De modo geral, os sentimentos e/ou
emoções evocados perpassam a curiosidade e alegria, passando para a dificuldade e chegando
em tédio e ansiedade. Com relação ao perfil motivacional dos estudantes, obteve-se maior
expressividade nos estilos regulatórios motivação intrínseca, seguido por regulação integrada e
identificada, o que evidencia que os estudantes, de modo geral, apesentam-se automotivados
nas aulas de química. No entanto, também se obteve mediana considerável para os estilos
regulação introjetada e desmotivação, indicando que há uma parcela de alunos que não se sente
motivado ou mesmo precisam de um agente externo de motivação nas aulas de química |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Química
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