Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cortez, Jheniffer Micheline | - |
dc.contributor.author | Dombroski, Mauricio Sales de Almeida | - |
dc.identifier.citation | DOMBROSKI, Mauricio Sales de Almeida. Representações sociais sobre as aulas de Química dos estudantes do ensino médio: um olhar para a (des)motivação. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente estudo realizamos uma investigação do perfil motivacional dos estudantes do
Centro de Ensino Médio - CEM, durante as aulas de Química, bem como identificamos as
representações sociais de um conjunto de alunos acerca de seus sentimentos e/ou emoções
evocados nas aulas de Química. A pesquisa, de natureza hibrida, foi desenvolvida por meio de
uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa). O lócus da pesquisa foi o CED 12 de
Ceilândia - DF, tendo como participantes 84 alunos de diferentes anos e turnos do Ensino
Médio. A fim de compreender a motivação dos estudantes, fundamentamos o estudo na Teoria
das Representações Sociais (TRS) e na Teoria da Autodeterminação (TAD). Inicialmente,
utilizamos a técnica de Evocação Livre, empregando o termo indutor “aula de Química” de
modo que os estudantes evoquem seus sentimentos e/ou emoções. Posteriormente, aplicamos
um questionário baseado na escala Likert, buscando mensurar o perfil motivacional dos
estudantes. Ao fim do estudo foi realizada a triangulação dos dados para tentar estabelecer uma
relação entre os sentimentos e/ou emoções evocados e o perfil motivacionais dos alunos. A
partir dos resultados, foi possível caracterizar o núcleo central, bem como os elementos
intermediários e periféricos das representações sociais. De modo geral, os sentimentos e/ou
emoções evocados perpassam a curiosidade e alegria, passando para a dificuldade e chegando
em tédio e ansiedade. Com relação ao perfil motivacional dos estudantes, obteve-se maior
expressividade nos estilos regulatórios motivação intrínseca, seguido por regulação integrada e
identificada, o que evidencia que os estudantes, de modo geral, apesentam-se automotivados
nas aulas de química. No entanto, também se obteve mediana considerável para os estilos
regulação introjetada e desmotivação, indicando que há uma parcela de alunos que não se sente
motivado ou mesmo precisam de um agente externo de motivação nas aulas de química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Representações sociais sobre as aulas de Química dos estudantes do ensino médio : um olhar para a (des)motivação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T11:59:54Z | - |
dc.date.available | 2023-05-11T11:59:54Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34729 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|