Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martins, Polliana Candida Oliveira | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Bruna Lorrane Jardim | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Bruna Lorrane Jardim. Abordagem técnico-econômica na otimização multidisciplinar de aeronaves do tipo eVTOL. 2022. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O aumento significativo de pessoas e empresas em centros urbanos provoca uma desordem na mobilidade urbana, com tempos de locomoção demasiadamente longos entre pontos distintos das cidades. Surge então o conceito de mobilidade aérea urbana (UAM) que se dá pela inserção e utilização de uma aeronave com tecnologias disruptivas no transporte de pessoas e/ou mercadorias, o eVTOL electric vertical take-off and landing. Desse modo, é necessário que o projeto do eVTOL tenha um baixo custo para viabilizar a utilização e democratizar o seu uso. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa com viés técnico e econômico dos principais projetos de eVTOLs em fase de desenvolvimento. A metodologia consistiu na condução dos dez processos definidos no método Design Science Research (DSR). Como resultado, foi obtido a partir de modelo de custo a estimativa dos custos para os projetos de eVTOL inspirados em modelos proposto por empresas emergentes no setor aeronáutico, onde foram obtidos dados para os cenários em que são produzidas 225 e 450 aeronaves. Ademais, foi otimizado a função do custo do projeto da aeronave a fim de obter o melhor número de aeronaves a ser produzida que reduza o custo unitário por aeronave. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeronaves | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade aérea urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) | pt_BR |
dc.title | Abordagem técnico-econômica na otimização multidisciplinar de aeronaves do tipo eVTOL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T19:07:13Z | - |
dc.date.available | 2023-04-05T19:07:13Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34462 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Celestino, Victor Rafael Rezende | - |
dc.description.abstract1 | The significant increase in people and companies in urban centers causes a disorder in urban mobility, with excessively long travel times between different cities points. Then comes the concept of urban air mobility (UAM) that given by the insertion and use of an aircraft with disruptive technologies in transport of people and goods, the eVTOL electric vertical take-off and landing. Thus, the eVTOL project must have a low cost to make its use feasible and democratize Its use. The present work aimed to present a comparative analysis with a technical and economic bias of the main eVTOLs projects in the development phase. The methodology consisted of conducting the ten processes defined in the Design Science Research (DSR) method. As a result, it was obtained from a cost model, estimated costs for eVTOL projects inspired by models proposed by emerging companies in the aeronautical sector, where data were presented for the scenarios in which 225 and 450 aircraft produced. Furthermore, the cost function of the aircraft design was optimized to obtain the best number of aircraft produced which reduces the unit cost per aircraft. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
|