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Título: Monitoramento e controle de motores de combustão interna : um estudo de caso do motor VW EA211
Autor(es): Dias, Matheus Carvalho de Sousa
Orientador(es): Lisboa, Fábio Cordeiro de
Assunto: Motores de combustão interna
Controle eletrônico
Data de apresentação: 21-Set-2022
Data de publicação: 29-Mar-2023
Referência: DIAS, Matheus Carvalho de Sousa. Monitoramento e controle de motores de combustão interna: um estudo de caso do motor VW EA211. 2022. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Dada a importância do avanço tecnológico do controle eletrônico de motores de com bustão interna (MCI), motivado por restrições de emissões atmosféricas cada vez mais desafiadoras, elaborou-se este estudo com o objetivo de aplicar experimentalmente a teo ria pesquisada na literatura em um motor Volkswagem EA 211 instalado no laboratório de ensaio de motores (LEM) da FGA. Para tanto fez-se uma revisão bibliográfica nas características de funcionamento de motores de ignição por faísca (MIF) e seus principais parâmetros de funcionamento. Foi dado ênfase na parte de controle eletrônico dos MIF, incluindo os sensores usados no motor estudado e sua unidade de controle, neste caso uma central programável Fuel Tech FT 550. A instalação do chicote elétrico da ECU para o motor se mostrou correta, possibilitando assim o correto funcionamento e gerenciamento do motor. O mapa base de controle do motor conseguiu partir o motor e ainda possibilitou desenvolver testes a velocidade constante para todas as faixas de rotação, mantendo um comportamento linear se mostrando satisfatório, porém para testes de performance, será necessário habilitar integralmente os controles do freio eletrônico.
Abstract: Motivated by the importance of technological advancements on the field of electronic con trol of Internal Combustion Engines (ICE), and given the increasingly tough atmospheric emissions restrictions. This study was devised with the goal of experimentally applying the premise presented in the literature of a Volkswagen EA 211 engine, which was set up on a laboratory test bench at FGA. Therefore a bibliographic review was done upon the performance characteristics of spark ignition engines (SIE) and their main working parameters. Emphasizing the electronic control of the ICE, including the sensors used in the engine of this study and its engine control unit, in this case, a Fuel Tech FT 550 programmable central. The installation of the ECU electrical harness for the engine proved to be correct, thus enabling the correct operation and engine management. The engine control base map managed to start the engine and also made it possible to develop tests for all speed ranges, proving satisfactory, however, for performance tests, it will be necessary to fully enable the electronic brake controls.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
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