Título: | Monitoramento e controle de motores de combustão interna : um estudo de caso do motor VW EA211 |
Autor(es): | Dias, Matheus Carvalho de Sousa |
Orientador(es): | Lisboa, Fábio Cordeiro de |
Assunto: | Motores de combustão interna Controle eletrônico |
Data de apresentação: | 21-Set-2022 |
Data de publicação: | 29-Mar-2023 |
Referência: | DIAS, Matheus Carvalho de Sousa. Monitoramento e controle de motores de combustão interna: um estudo de caso do motor VW EA211. 2022. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Dada a importância do avanço tecnológico do controle eletrônico de motores de com bustão interna (MCI), motivado por restrições de emissões atmosféricas cada vez mais
desafiadoras, elaborou-se este estudo com o objetivo de aplicar experimentalmente a teo ria pesquisada na literatura em um motor Volkswagem EA 211 instalado no laboratório
de ensaio de motores (LEM) da FGA. Para tanto fez-se uma revisão bibliográfica nas
características de funcionamento de motores de ignição por faísca (MIF) e seus principais
parâmetros de funcionamento. Foi dado ênfase na parte de controle eletrônico dos MIF,
incluindo os sensores usados no motor estudado e sua unidade de controle, neste caso uma
central programável Fuel Tech FT 550. A instalação do chicote elétrico da ECU para o
motor se mostrou correta, possibilitando assim o correto funcionamento e gerenciamento
do motor. O mapa base de controle do motor conseguiu partir o motor e ainda possibilitou
desenvolver testes a velocidade constante para todas as faixas de rotação, mantendo um
comportamento linear se mostrando satisfatório, porém para testes de performance, será
necessário habilitar integralmente os controles do freio eletrônico. |
Abstract: | Motivated by the importance of technological advancements on the field of electronic con trol of Internal Combustion Engines (ICE), and given the increasingly tough atmospheric
emissions restrictions. This study was devised with the goal of experimentally applying
the premise presented in the literature of a Volkswagen EA 211 engine, which was set
up on a laboratory test bench at FGA. Therefore a bibliographic review was done upon
the performance characteristics of spark ignition engines (SIE) and their main working
parameters. Emphasizing the electronic control of the ICE, including the sensors used
in the engine of this study and its engine control unit, in this case, a Fuel Tech FT
550 programmable central. The installation of the ECU electrical harness for the engine
proved to be correct, thus enabling the correct operation and engine management. The
engine control base map managed to start the engine and also made it possible to develop
tests for all speed ranges, proving satisfactory, however, for performance tests, it will be
necessary to fully enable the electronic brake controls. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Eletrônica
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.