Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MatheusCarvalhoDeSousaDias_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 8,93 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLisboa, Fábio Cordeiro de-
dc.contributor.authorDias, Matheus Carvalho de Sousa-
dc.identifier.citationDIAS, Matheus Carvalho de Sousa. Monitoramento e controle de motores de combustão interna: um estudo de caso do motor VW EA211. 2022. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDada a importância do avanço tecnológico do controle eletrônico de motores de com bustão interna (MCI), motivado por restrições de emissões atmosféricas cada vez mais desafiadoras, elaborou-se este estudo com o objetivo de aplicar experimentalmente a teo ria pesquisada na literatura em um motor Volkswagem EA 211 instalado no laboratório de ensaio de motores (LEM) da FGA. Para tanto fez-se uma revisão bibliográfica nas características de funcionamento de motores de ignição por faísca (MIF) e seus principais parâmetros de funcionamento. Foi dado ênfase na parte de controle eletrônico dos MIF, incluindo os sensores usados no motor estudado e sua unidade de controle, neste caso uma central programável Fuel Tech FT 550. A instalação do chicote elétrico da ECU para o motor se mostrou correta, possibilitando assim o correto funcionamento e gerenciamento do motor. O mapa base de controle do motor conseguiu partir o motor e ainda possibilitou desenvolver testes a velocidade constante para todas as faixas de rotação, mantendo um comportamento linear se mostrando satisfatório, porém para testes de performance, será necessário habilitar integralmente os controles do freio eletrônico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMotores de combustão internapt_BR
dc.subject.keywordControle eletrônicopt_BR
dc.titleMonitoramento e controle de motores de combustão interna : um estudo de caso do motor VW EA211pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T12:04:57Z-
dc.date.available2023-03-29T12:04:57Z-
dc.date.submitted2022-09-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34360-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Motivated by the importance of technological advancements on the field of electronic con trol of Internal Combustion Engines (ICE), and given the increasingly tough atmospheric emissions restrictions. This study was devised with the goal of experimentally applying the premise presented in the literature of a Volkswagen EA 211 engine, which was set up on a laboratory test bench at FGA. Therefore a bibliographic review was done upon the performance characteristics of spark ignition engines (SIE) and their main working parameters. Emphasizing the electronic control of the ICE, including the sensors used in the engine of this study and its engine control unit, in this case, a Fuel Tech FT 550 programmable central. The installation of the ECU electrical harness for the engine proved to be correct, thus enabling the correct operation and engine management. The engine control base map managed to start the engine and also made it possible to develop tests for all speed ranges, proving satisfactory, however, for performance tests, it will be necessary to fully enable the electronic brake controls.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.