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Título: Antitruste, Big Data e privacidade: o caso facebook na Alemanha e possíveis contribuições ao direito concorrencial brasileiro
Autor(es): Silva, Bruno Almeida
Orientador(es): Frazão, Ana de Oliveira
Assunto: Direito de concorrência
Privacidade
Big Data
Alemanha
Data de apresentação: 19-Mai-2021
Data de publicação: 28-Mar-2023
Referência: SILVA, Bruno Almeida. Antitruste, Big Data e privacidade : o caso facebook na Alemanha e possíveis contribuições ao direito concorrencial brasileiro. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o caso Facebook, julgado pela autoridade antitruste da Alemanha em 2019, para verificar possíveis contribuições ao Brasil no âmbito das discussões sobre a relação entre Direito da Concorrência, big data e privacidade dos consumidores. Inicialmente, realizou-se uma reflexão sobre os objetivos do Direito da Concorrência, a fim de compreender em que medida seria plausível endereçar a proteção à privacidade dos consumidores – e a proteção aos seus dados – por meio do enforcement concorrencial. Ato contínuo, buscou-se definir o termo “big data” e verificar as suas possíveis implicações ao Direito da Concorrência. Passou-se, então, à análise do caso Facebook, abordando os principais pontos da fundamentação adotada pela autoridade antitruste alemã. A teoria do dano utilizada considerou que o Facebook estaria abusando de sua posição dominante no mercado de redes sociais da Alemanha, por meio da imposição de termos de serviços aos consumidores, combinando dados de usuários obtidos em diferentes fontes e, assim, aprimorando a monetização da sua plataforma com a personalização de anúncios a partir dos dados coletados. Com isso em vista, as conclusões da autoridade antitruste alemã foram ponderadas com base nas discussões presentes na literatura antitruste acerca da viabilidade do endereçamento de tais questões pelo Direito da Concorrência. Por fim, viu-se que, no Brasil, as discussões sobre big data e privacidade dos consumidores ainda são bastante incipientes na esfera concorrencial, de modo que o caso Facebook pode oferecer importantes contribuições ao Brasil, especialmente considerando a necessidade de alinhamento da defesa da concorrência aos ditames constitucionais brasileiros que, por sua vez, estabelecem que o bem-estar do consumidor deve ser o foco das autoridades públicas.
Abstract: This final paper analyzed the Facebook case judged by the German antitrust authority in 2019, in order to investigate possible contributions to Brazil regarding the relation among Antitrust Law, big data and consumer privacy. Initially, it examined Antitrust Law goals to understand if it is plausible to address the protection of consumer privacy – and the protection of their data – through antitrust enforcement. In the sequence, it defined the term “big data” and explored possible implications to Antitrust Law. It analyzed the Facebook case, encompassing the main topics of the German antitrust authority reasoning. The theory of harm adopted by the authority considered that Facebook was abusing its dominant position in the market of social networks, in Germany, through the imposition of terms of services to consumers, combining their data collected in different sources, and improving the monetization of the platform with the personalization of publicity from the data it gathered. On this basis, the conclusions of the German antitrust authority were examined based on the antitrust literature regarding the viability of addressing such issues through antitrust enforcement. In conclusion, the discussions of big data and consumer privacy in Brazil are still incipient in the antitrust sphere. Therefore, the Facebook case can offer important contributions to Brazil, especially considering the need of alignment of antitrust policies and Brazilian constitutional principles that, by their turn, establish that consumer welfare must be the focus of public authorities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021
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