Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Frazão, Ana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Almeida | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruno Almeida. Antitruste, Big Data e privacidade : o caso facebook na Alemanha e possíveis contribuições ao direito concorrencial brasileiro. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi analisar o caso Facebook, julgado pela autoridade
antitruste da Alemanha em 2019, para verificar possíveis contribuições ao Brasil no
âmbito das discussões sobre a relação entre Direito da Concorrência, big data e
privacidade dos consumidores. Inicialmente, realizou-se uma reflexão sobre os
objetivos do Direito da Concorrência, a fim de compreender em que medida seria
plausível endereçar a proteção à privacidade dos consumidores – e a proteção aos
seus dados – por meio do enforcement concorrencial. Ato contínuo, buscou-se definir
o termo “big data” e verificar as suas possíveis implicações ao Direito da Concorrência.
Passou-se, então, à análise do caso Facebook, abordando os principais pontos da
fundamentação adotada pela autoridade antitruste alemã. A teoria do dano utilizada
considerou que o Facebook estaria abusando de sua posição dominante no mercado
de redes sociais da Alemanha, por meio da imposição de termos de serviços aos
consumidores, combinando dados de usuários obtidos em diferentes fontes e, assim,
aprimorando a monetização da sua plataforma com a personalização de anúncios a
partir dos dados coletados. Com isso em vista, as conclusões da autoridade antitruste
alemã foram ponderadas com base nas discussões presentes na literatura antitruste
acerca da viabilidade do endereçamento de tais questões pelo Direito da
Concorrência. Por fim, viu-se que, no Brasil, as discussões sobre big data e
privacidade dos consumidores ainda são bastante incipientes na esfera concorrencial,
de modo que o caso Facebook pode oferecer importantes contribuições ao Brasil,
especialmente considerando a necessidade de alinhamento da defesa da
concorrência aos ditames constitucionais brasileiros que, por sua vez, estabelecem
que o bem-estar do consumidor deve ser o foco das autoridades públicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito de concorrência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Privacidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Big Data | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alemanha | pt_BR |
dc.title | Antitruste, Big Data e privacidade: o caso facebook na Alemanha e possíveis contribuições ao direito concorrencial brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T15:18:00Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T15:18:00Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34351 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This final paper analyzed the Facebook case judged by the German antitrust authority
in 2019, in order to investigate possible contributions to Brazil regarding the relation
among Antitrust Law, big data and consumer privacy. Initially, it examined Antitrust
Law goals to understand if it is plausible to address the protection of consumer privacy
– and the protection of their data – through antitrust enforcement. In the sequence, it
defined the term “big data” and explored possible implications to Antitrust Law. It
analyzed the Facebook case, encompassing the main topics of the German antitrust
authority reasoning. The theory of harm adopted by the authority considered that
Facebook was abusing its dominant position in the market of social networks, in
Germany, through the imposition of terms of services to consumers, combining their
data collected in different sources, and improving the monetization of the platform with
the personalization of publicity from the data it gathered. On this basis, the conclusions
of the German antitrust authority were examined based on the antitrust literature
regarding the viability of addressing such issues through antitrust enforcement. In
conclusion, the discussions of big data and consumer privacy in Brazil are still incipient
in the antitrust sphere. Therefore, the Facebook case can offer important contributions
to Brazil, especially considering the need of alignment of antitrust policies and Brazilian
constitutional principles that, by their turn, establish that consumer welfare must be the
focus of public authorities. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
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