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Título: Traduzindo a obra “the house of hunger”, de Dambudzo Marechera : a representação da violência colonial e a escrita em fluxo de consciência tradução e colonialismo
Autor(es): Oliveira, Talita Alves
Orientador(es): Hamilton, Norma Diana
Assunto: Colonialismo
Tradução e interpretação
Consciência
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 28-Mar-2023
Referência: OLIVEIRA, Talita Alves. Traduzindo a obra “the house of hunger”, de Dambudzo Marechera: a representação da violência colonial e a escrita em fluxo de consciência tradução e colonialismo. 2022. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Tradução Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é a tradução de parte da novela The House of Hunger, do escritor zimbabuano Dambudzo Marechera. As obras do escritor, inseridas dentro da literatura do Zimbábue escrita em inglês, não possuem traduções oficiais para o português brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho busca contribuir para uma maior visibilidade de suas obras no sistema literário brasileiro. Pretendemos abordar como a escrita de Marechera rompeu com a estética literária de sua época, o realismo ocidental do século XIX, introduzindo uma nova forma de se representar a realidade por meio da ficção de fluxo de consciência. A partir disso, analisamos algumas das violências coloniais representadas na novela, tendo como base os estudos dos teóricos pós-coloniais Fanon (1952) e Said (1990;1993). Ademais, baseando-se no esquema teórico-metodológico criado pelos teóricos da tradução Lambert e Van Gorp (1985), analisamos aspectos macrotextuais e microtextuais envolvendo a escrita em fluxo de consciência, referências culturais e figuras de linguagem. Propomos uma tradução estrangeirizante, com base em Venuti (1995; 2002), apresentando as estratégias empregadas pela tradutora para a solução das problemáticas levantadas durante o processo tradutório, ancorando-se também no teórico da tradução Meschonnic (1999).
Abstract: The objective of this research is the translation of part of the novel The House of Hunger, by the Zimbabwean writer Dambudzo Marechera. The writer's works, which are part of the Zimbabwean literature written in English, have no official translations into Brazilian Portuguese. Therefore, the present work seeks to contribute to a greater visibility of his works in the Brazilian literary system. We intend to discuss how Marechera's writing ruptured with the literary aesthetic of his time, the Western realism of the XIX century, introducing a new way of representing reality through stream of consciousness fiction. After that, we analyze some of the colonial violence represented in the novel, based on the studies of post-colonial theorists Fanon (1952) and Said (1990; 1993). Furthermore, based on the theoretical-methodological scheme created by the translation theorists Lambert and Van Gorp (1985), we analyze macro and micro-textual aspects involving stream of consciousness writing, cultural references, and figures of speech. We propose a foreignizing translation, based on Venuti (1995; 2002), presenting the strategies used by the translator to solve the problems raised during the translation process, also anchored in the translation theorist Meschonnic (1999).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2022.
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