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Título: Letramentos : espaços de afinidade e aprendizado informal de língua inglesa
Autor(es): Sartori, Alice Chaves
Orientador(es): Turbin, Ana Emília Fajardo
Assunto: Língua inglesa - estudo e ensino
Aprendizagem informal
Multiletramentos
Data de apresentação: Set-2022
Data de publicação: 17-Mar-2023
Referência: SARTORI, Alice Chaves. Letramentos: espaços de afinidade e aprendizado informal de língua inglesa. 2022. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O aprendizado de um novo idioma está constantemente associado à predileção por artifícios externos à sala de aula como jogos, filmes e música. Por meio de uma mudança em agência e de extensa difusão da multimodalidade, jovens têm desenvolvido uma gama de habilidades por meio da tecnologia, principalmente em espaços virtuais dedicados às suas afinidades. Práticas comuns a estes espaços permitem que aprendizes deixem de assumir um papel passivo de receptores de conhecimento para ser também criadores e agentes de seus processos de aprendizado. A partir dessa visão de novos modelos de aprendizado e de participação, este trabalho investiga como tem sido a interação com conteúdos midiáticos e comunidades, em língua inglesa, e quais características destes espaços de afinidade influenciam o aprendizado de maneira significativa. Por meio de declarações coletadas em entrevistas a três fãs de conteúdos diversos, reconhecemos, como achados desse processo de investigação, alguns aspectos principais: a motivação para o aprendizado de língua estrangeira, a exposição constante ao idioma em formatos multimodais e autênticos e o acesso a espaços acolhedores e colaborativos.
Abstract: Learning a new language is constantly associated with a fondness for devices outside the classroom, such as games, movies and music. Through a shift in agency and through the extensive diffusion of multimodality, young people have developed a range of skills through technology, mainly in virtual spaces dedicated to their affinities. Practices common to these spaces allow learners to stop assuming a passive role as receivers of knowledge to also be creators and agents of their learning processes. From this perspective of new models of learning and participation, this work investigates how the interaction with media content and communities has occurred, in English, and which characteristics of these affinity spaces significantly influence learning. Through statements collected in interviews with three fans of various content, we recognize, as findings of this investigation process, some main aspects: the motivation to learn a foreign language, the constant exposure to the language in authentic and multimodal formats and the access to welcoming and collaborative spaces.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2022.
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Aparece na Coleção:Letras - Inglês



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