Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Turbin, Ana Emília Fajardo | - |
dc.contributor.author | Sartori, Alice Chaves | - |
dc.identifier.citation | SARTORI, Alice Chaves. Letramentos: espaços de afinidade e aprendizado informal de língua inglesa. 2022. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O aprendizado de um novo idioma está constantemente associado à predileção por artifícios
externos à sala de aula como jogos, filmes e música. Por meio de uma mudança em agência e de
extensa difusão da multimodalidade, jovens têm desenvolvido uma gama de habilidades por
meio da tecnologia, principalmente em espaços virtuais dedicados às suas afinidades. Práticas
comuns a estes espaços permitem que aprendizes deixem de assumir um papel passivo de
receptores de conhecimento para ser também criadores e agentes de seus processos de
aprendizado. A partir dessa visão de novos modelos de aprendizado e de participação, este
trabalho investiga como tem sido a interação com conteúdos midiáticos e comunidades, em
língua inglesa, e quais características destes espaços de afinidade influenciam o aprendizado de
maneira significativa. Por meio de declarações coletadas em entrevistas a três fãs de conteúdos
diversos, reconhecemos, como achados desse processo de investigação, alguns aspectos
principais: a motivação para o aprendizado de língua estrangeira, a exposição constante ao
idioma em formatos multimodais e autênticos e o acesso a espaços acolhedores e colaborativos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem informal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiletramentos | pt_BR |
dc.title | Letramentos : espaços de afinidade e aprendizado informal de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T15:10:23Z | - |
dc.date.available | 2023-03-17T15:10:23Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34203 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Learning a new language is constantly associated with a fondness for devices outside the
classroom, such as games, movies and music. Through a shift in agency and through the
extensive diffusion of multimodality, young people have developed a range of skills through
technology, mainly in virtual spaces dedicated to their affinities. Practices common to these
spaces allow learners to stop assuming a passive role as receivers of knowledge to also be
creators and agents of their learning processes. From this perspective of new models of learning
and participation, this work investigates how the interaction with media content and communities
has occurred, in English, and which characteristics of these affinity spaces significantly influence
learning. Through statements collected in interviews with three fans of various content, we
recognize, as findings of this investigation process, some main aspects: the motivation to learn a
foreign language, the constant exposure to the language in authentic and multimodal formats and
the access to welcoming and collaborative spaces. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Inglês
|