Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34140
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandaPagani_tcc.pdf2,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores que influenciam a aceitação de um novo modelo de valor em comunidades que sustentam a agricultura (CSA) : um estudo via PLS-SEM
Autor(es): Pagani, Fernanda
Orientador(es): Mariano, Ari Melo
Assunto: Comunidades agrícolas
Consumidores - comportamento de compra
Satisfação do consumidor
Data de apresentação: 23-Out-2021
Data de publicação: 14-Mar-2023
Referência: PAGANI, Fernanda. Fatores que influenciam a aceitação de um novo modelo de valor em comunidades que sustentam a agricultura (CSA): um estudo via PLS-SEM. 2021. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo geral deste estudo é propor etapas de melhoria à aceitação das Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) por parte dos consumidores no Brasil. As CSAs possuem um modelo de valor autêntico no qual os produtos agroalimentares tornam-se um meio para construir uma comunidade. É estabelecida uma parceria entre agricultores e associados, que financiam antecipadamente a produção em troca de uma cesta semanal de alimentos orgânicos, biodiversos e locais, a partir disso, compartilham-se riscos de produção e criam-se laços de confiança entre as partes. Para entender o que motiva a aceitação dessas comunidades por parte dos consumidores foi feita uma pesquisa exploratória e quantitativa. Os dados foram obtidos via aplicação de questionário, com uma amostra de 68 respondentes, e os resultados foram calculados por meio de equações estruturais, com o uso do programa SmartPLS. Foi utilizado um modelo validado anteriormente por Chen (2013a), para medir as relações entre o Valor Percebido, Satisfação e Lealdade do consumidor. O modelo foi validado com uma Confiabilidade Composta (CC) média de 0,786 e foi encontrado que o Valor Percebido influencia em 30,3% a Satisfação e em 54,6% da Lealdade do consumidor.
Abstract: The goal of this study is to propose steps to improve the acceptance of Community Supported Agriculture (CSA) by consumers in Brazil. CSA have an authentic value model in which agrifood products become means of building community. A partnership is established between farmers and associates, who finance the production in advance and in exchange for a weekly basket of organic, biodiverse and local foods, based on this, production risks are shared and bonds of trust are created between the parties. In order to understand what motivates the acceptance of these communities by consumers, an exploratory and quantitative research was carried out. Data was obtained through the application of a questionnaire and the results were calculated through structural equations, using the SmartPLS program. A model previously validated by Chen (2013a) was used to measure the relationships between the consumer’s Perceived Value, Satisfaction and Loyalty. The model was validated with an average Composite Reliability (CR) of 0.786 and it was found that the Perceived Value influences Satisfaction in 30.3% and in 54.6% in Loyalty.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.