Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34127
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RejaneideAlvesMaciel_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percurso investigativo sobre a fotossíntese com estudantes do ensino fundamental
Outros títulos: Investigative course on photosynthesis with elementary school students
Autor(es): Maciel, Rejaneide Alves
Orientador(es): Souza, Vinícius Ricardo Marques de
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Experimentação
Fotossíntese
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 13-Mar-2023
Referência: MACIEL, Rejaneide Alves. Percurso investigativo sobre a fotossíntese com estudantes do ensino fundamental. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar sobre o nível de conhecimento apresentado por estudantes do Ensino Fundamental II com relação ao aprendizado sobre a nutrição vegetal. Desenvolveu-se a atividade investigativa (AI) com 55 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual, especificamente na unidade escolar Lustosa Sobrinho, Gilbués-PI. Para obtenção dos dados aplicou-se e reaplicou-se um questionário eletrônico antes e depois da aplicação da AI através da plataforma Google Forms®. O questionário foi composto por 11(onze) questões objetivas e 1(uma) questão subjetiva. Foi realizado experimento envolvendo extração e separação de pigmentos. Com a realização dos experimentos de extração e separação de pigmentos, presumiu-se que os estudantes identificaram as diferentes cores dos pigmentos, além de identificarem a cor verde como sendo a clorofila bem como conseguiram aprender conceitos novos relacionados à nutrição vegetal. Foi possível inferir sobre o nível de conhecimento dos estudantes acerca da nutrição vegetal, sendo possível estabelecer correlações entre o gosto pela botânica e as dificuldades em aprendê-la.
Abstract: This research aimed to investigate the level of knowledge presented by students from Elementary School II in relation to learning about plant nutrition. The investigative activity (AI) was carried out with 55 students from the 6th to 9th grade of elementary school at a public school in the state network, specifically at the Lustosa Sobrinho school unit, Gilbués-PI. To obtain the data, an online electronic questionnaire was applied and reapplied before and after the application of the AI through the Google Forms® platform. The questionnaire consisted of 11 (eleven) objective questions and 1 (one) subjective question. An experiment was carried out involving extraction and separation of pigments. By carrying out the pigment extraction and separation experiments, it was assumed that the students identified the different colors of pigments, in addition to identifying the green color as chlorophyll, as well as being able to learn new concepts related to plant nutrition. It was possible to infer about the students' level of knowledge about plant nutrition, and it was possible to establish correlations between the taste for botany and the difficulties in learning it.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.