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https://bdm.unb.br/handle/10483/3390
Título: | As percepções sobre o ser negro e as manifestações do preconceito racial pelos alunos do ensino médio |
Autor(es): | Oliveira, Gláucia de |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Racismo Desigualdade social Negros - educação Relações raciais |
Data de apresentação: | 1-Jul-2011 |
Data de publicação: | 26-Abr-2012 |
Referência: | OLIVEIRA, Gláucia de. As percepções sobre o ser negro e as manifestações do preconceito racial pelos alunos do ensino médio. 2011. ix, 110 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho procura mostrar qual a percepção dos adolescentes acerca do ser negro e quais são os mecanismos de manifestação do preconceito racial na escola. Para isso, o trabalho busca abordar no referencial teórico a conceituação e diferenciação de alguns termos usados no estudo das relações raciais, busca fazer um histórico das desigualdades sociais, econômicas, educacionais e ocupacionais a que os negros vêm sendo submetidos desde o final da escravidão, e também faz um apanhado geral da educação dos negros no Brasil, enfatizando aspectos mais relevantes. Por fim, são apresentadas as variadas formas de preconceito racial que encontramos na escola e como a mesma vem promovendo a perpetuação dessas práticas por meio do silêncio dos professores e agentes educativos diante de atitudes discriminatórias ocorridas no ambiente educativo. Foi utilizado para a pesquisa de campo o método exploratório descritivo, utilizando para a coleta de dados a técnica de grupo focai. A pesquisa trouxe vários aspectos relacionados ao orgulho de ser negro, à luta, superação, bem como às dificuldades, ao preconceito, à baixa auto-estima, o medo etc. Em síntese, pôde ser verificado nesta pesquisa que o silêncio instaurado na escola diante de atitudes discriminatórias tende a influenciar a percepção dos jovens diante do preconceito, mesmo sendo claro aos seus olhos os comportamentos de preconceito racial por meio de piadas e brincadeiras. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3390 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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