Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3390
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GlauciadeOliveira.pdf923,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorOliveira, Gláucia de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gláucia de. As percepções sobre o ser negro e as manifestações do preconceito racial pelos alunos do ensino médio. 2011. ix, 110 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho procura mostrar qual a percepção dos adolescentes acerca do ser negro e quais são os mecanismos de manifestação do preconceito racial na escola. Para isso, o trabalho busca abordar no referencial teórico a conceituação e diferenciação de alguns termos usados no estudo das relações raciais, busca fazer um histórico das desigualdades sociais, econômicas, educacionais e ocupacionais a que os negros vêm sendo submetidos desde o final da escravidão, e também faz um apanhado geral da educação dos negros no Brasil, enfatizando aspectos mais relevantes. Por fim, são apresentadas as variadas formas de preconceito racial que encontramos na escola e como a mesma vem promovendo a perpetuação dessas práticas por meio do silêncio dos professores e agentes educativos diante de atitudes discriminatórias ocorridas no ambiente educativo. Foi utilizado para a pesquisa de campo o método exploratório descritivo, utilizando para a coleta de dados a técnica de grupo focai. A pesquisa trouxe vários aspectos relacionados ao orgulho de ser negro, à luta, superação, bem como às dificuldades, ao preconceito, à baixa auto-estima, o medo etc. Em síntese, pôde ser verificado nesta pesquisa que o silêncio instaurado na escola diante de atitudes discriminatórias tende a influenciar a percepção dos jovens diante do preconceito, mesmo sendo claro aos seus olhos os comportamentos de preconceito racial por meio de piadas e brincadeiras.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRacismoen
dc.subject.keywordDesigualdade socialen
dc.subject.keywordNegros - educaçãoen
dc.subject.keywordRelações raciaisen
dc.titleAs percepções sobre o ser negro e as manifestações do preconceito racial pelos alunos do ensino médioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-04-26T11:25:24Z-
dc.date.available2012-04-26T11:25:24Z-
dc.date.issued2012-04-26T11:25:24Z-
dc.date.submitted2011-07-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3390-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3390-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons