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Título: “A inocência é um abismo sem âncora possível” : a representação feminina e o amor romântico em Fanny Owen, de Agustina Bessa-Luís
Autor(es): Souza, Débora Cavalcante de
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Romantismo
Amor na literatura
Romance (Literatura)
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 28-Fev-2023
Referência: SOUZA, Débora Cavalcante de. “A inocência é um abismo sem âncora possível”: a representação feminina e o amor romântico em Fanny Owen, de Agustina Bessa-Luís. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho investiga a obra Fanny Owen (1979), de Agustina Bessa-Luís (1922-2019), romance contemporâneo que conta uma história densamente romântica, envolvendo triângulo amoroso, rapto, abandono, inveja, ciúme e vingança, morte por enfermidade e por desgosto, suicídio. A protagonista, Fanny, é tida como uma mulher angelical e demoníaca, com um poder de atração irresistível e capaz de provocar paixões devastadoras, ou seja, uma personagem que representa uma espécie de símbolo erótico, que é desprovida de alma e manipulada pelos seus dois pretendentes (José Augusto Pinto de Magalhães, um morgado duriense e Camilo Castelo Branco, escritor e amigo de José Augusto), ao mesmo tempo em que é apresentada como uma condutora de desejo, de domínio e de paixão. Destaca-se ainda que se trata de um romance composto por uma narrativa supostamente verídica (uma biografia ficcional), passada em1850,obtidaatravésdas confissões presentes em diversos momentos e livros do próprio Camilo e das palavras de Fanny e José Augusto, colhidas de seus diários pessoais, o que implica na indagação da veracidade/falsidade das inúmeras versões da história amorosa vivida pelos três personagens. Assim, a pesquisa objetiva identificar a constituição histórica do sujeito feminino e o amor romântico, a partir dos estereótipos românticos, dos entraves patriarcais, bem como das complexas relações de classe, no século XIX, retratados nas trajetórias da ambivalente Fanny e de seus pares apaixonados.
Abstract: This academic work investigates the work Fanny Owen (1979), by Agustina Bessa-Luís(1922-2019), acontemporary novel that tells a denselyromantic story, involvingalove triangle, kidnapping,abandonment, envy, jealousy and revenge, death by illness and grief, suicide. The protagonist,Fanny, is represented as an angelic and demonic woman, with a power of attraction irresistibleand capable of provoking devastating passions, that is, a character who represents a kind oferotic symbol, is devoid of soul andmanipulated by her two suitors (José Augusto Pinto deMagalhães,aDouromajoratandCamiloCasteloBranco,writer,andJoséAugusto’sfriend),atthe same time she is presented as a driver of desire, mastery and passion. It is also noteworthythat it is a novel composed of a supposedly truthfulnarrative (a fictional biography), set in 1850, obtainedthroughtheconfessionspresentatvarioustimesandbooksofCamilohimselfandthewords of Fanny and José Augusto, collected from his personal diaries, which implies theinvestigation of the veracity/falsity of the numerous versions of thelovestory lived by thethreecharacters. Thus, the research aims to identify the historical constitution of the female subject andromanticlove, based on theromanticstereotypes,patriarchalbarriers,aswellascomplexclass relations, in the 19thcentury, portrayed in the ambivalent Fanny’s trajectory and of her pairs of lovers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
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