Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bergamo, Edvaldo | - |
dc.contributor.author | Souza, Débora Cavalcante de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Débora Cavalcante de. “A inocência é um abismo sem âncora possível”: a representação feminina e o amor romântico em Fanny Owen, de Agustina Bessa-Luís. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga a obra Fanny Owen (1979), de Agustina Bessa-Luís (1922-2019), romance contemporâneo que conta uma história densamente romântica, envolvendo triângulo amoroso, rapto, abandono, inveja, ciúme e vingança, morte por enfermidade e por desgosto, suicídio. A protagonista, Fanny, é tida como uma mulher angelical e demoníaca, com um poder de atração irresistível e capaz de provocar paixões devastadoras, ou seja, uma personagem que representa uma espécie de símbolo erótico, que é desprovida de alma e manipulada pelos seus dois pretendentes (José Augusto Pinto de Magalhães, um morgado duriense e Camilo Castelo Branco, escritor e amigo de José Augusto), ao mesmo tempo em que é apresentada como uma condutora de desejo, de domínio e de paixão. Destaca-se ainda que se trata de um romance composto por uma narrativa supostamente verídica (uma biografia ficcional), passada em1850,obtidaatravésdas confissões presentes em diversos momentos e livros do próprio Camilo e das palavras de Fanny e José Augusto, colhidas de seus diários pessoais, o que implica na indagação da veracidade/falsidade das inúmeras versões da história amorosa vivida pelos três personagens. Assim, a pesquisa objetiva identificar a constituição histórica do sujeito feminino e o amor romântico, a partir dos estereótipos românticos, dos entraves patriarcais, bem como das complexas relações de classe, no século XIX, retratados nas trajetórias da ambivalente Fanny e de seus pares apaixonados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Romantismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amor na literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Romance (Literatura) | pt_BR |
dc.title | “A inocência é um abismo sem âncora possível” : a representação feminina e o amor romântico em Fanny Owen, de Agustina Bessa-Luís | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T15:16:44Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T15:16:44Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33888 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This academic work investigates the work Fanny Owen (1979), by Agustina Bessa-Luís(1922-2019), acontemporary novel that tells a denselyromantic story, involvingalove triangle, kidnapping,abandonment, envy, jealousy and revenge, death by illness and grief, suicide. The protagonist,Fanny, is represented as an angelic and demonic woman, with a power of attraction irresistibleand capable of provoking devastating passions, that is, a character who represents a kind oferotic symbol, is devoid of soul andmanipulated by her two suitors (José Augusto Pinto deMagalhães,aDouromajoratandCamiloCasteloBranco,writer,andJoséAugusto’sfriend),atthe same time she is presented as a driver of desire, mastery and passion. It is also noteworthythat it is a novel composed of a supposedly truthfulnarrative (a fictional biography), set in 1850, obtainedthroughtheconfessionspresentatvarioustimesandbooksofCamilohimselfandthewords of Fanny and José Augusto, collected from his personal diaries, which implies theinvestigation of the veracity/falsity of the numerous versions of thelovestory lived by thethreecharacters. Thus, the research aims to identify the historical constitution of the female subject andromanticlove, based on theromanticstereotypes,patriarchalbarriers,aswellascomplexclass relations, in the 19thcentury, portrayed in the ambivalent Fanny’s trajectory and of her pairs of lovers. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|