Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33844
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MillenaSousaSantosBarbosa_tcc.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação midiática no jornalismo infantojuvenil : a contribuição do Jornal Joca para o combate à desinformação
Autor(es): Barbosa, Millena Sousa Santos Brasil
Orientador(es): Maranhão, Ana Carolina Kalume
Assunto: Jornalismo infantojuvenil
Educação midiática
Desinformação
Crianças e adolescentes
Crianças
Adolescentes
Data de apresentação: 19-Set-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: BARBOSA, Millena Sousa Santos Brasil. Educação midiática no jornalismo infantojuvenil: a contribuição do Jornal Joca para o combate à desinformação. 2022. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar de que forma a educação midiática é incentivada pelo jornal infantojuvenil Joca e como as iniciativas do veículo contribuem para o combate ao fenômeno da desinformação. O Joca produz notícias dirigidas às crianças e aos adolescentes sobre diversos temas, incluindo os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Nesta monografia, foi investigado o processo de produção de informação e a estratégia de educação para as mídias explorada pelo jornal. Por meio da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011), foram examinados os materiais das edições publicadas de fevereiro a junho de 2022, correspondentes aos primeiros meses do calendário escolar. A observação revelou que o enfrentamento à desinformação se configura como uma consequência das iniciativas do jornal, visto que o estímulo ao aprendizado sobre os meios de comunicação implica na compreensão e na postura crítica diante da informação. Também foram abordadas as discussões a respeito da inter-relação da comunicação e da educação, a partir das ideias de Freire, Kaplún e Soares.
Abstract: This study aims to analyze in which way media education is encouraged by Joca, a brazilian newspaper for children and teenagers, and how the vehicle's initiatives contribute to fight against disinformation. Joca produces news directed to childhood and youth on various topics, including the main events in Brazil and in the world. In this work, the newsmaking and the media education strategy explored by the newspaper were investigated. Through the methodology of content analysis by Bardin (2011), the materials of the editions published from February to June of 2022, corresponding to the first months of the school calendar, were examined. The observation revealed that the disinformation's confrontation is configured as a consequence of the newspaper's initiatives, since the encouragement to learn about the media results in understanding and being critical towards information. The discussions about the interrelation of communication and education were also addressed, based on the ideas of Freire, Kaplún and Soares.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.